quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Médicos cubanos que atuam em Divinópolis, Monte Alegre, Flores, Posse, Iaciara e Nova Roma serão substituídos



Os médicos cubanos que atuam em 24 cidades goianas devem começar a ser substituídos por médicos brasileiros ainda neste mês de novembro.

Amanhã será publicado um edital no ministério da saúde que abre 1004 vagas em todo o Brasil para a troca de profissionais no programa Mais Médicos, criado pelo governo Dilma Rousseff em 2013.

Deste total, 838 são médicos cubanos que vieram para o País em convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e o restante de profissionais desistentes.

Em Goiás são 46 vagas a serem substituídas em 24 cidades. No nordeste goiano as cidades que tem médicos cubanos são; Divinópolis de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Flores de Goiás, Posse, Iaciara e Nova Roma.

A mudança faz parte de uma política do governo Michel Temer (PMDB) que pretende, em três anos, trocar ao menos 4 mil médicos conveniados estrangeiros por brasileiros.

O Ministério da Saúde fez um estudo verificando quais cidades seriam mais atrativas aos médicos brasileiros. Nesse primeiro edital, serão contempladas, em sua maioria, as capitais, regiões metropolitanas e municípios com mais de 250 mil habitantes.

Ainda não há previsão de quando os médicos brasileiros passem a atuar nas cidades do nordeste goiano pelo programa do governo federal.

Há três anos, no entanto, as mesmas vagas, quando colocadas à disposição de brasileiros, não foram ocupadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário