quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Chapada dos Veadeiros: Parque terá ingresso de R$ 17



O visitante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), no Nordeste de Goiás, deverá pagar 17 reais para percorrer as trilhas da unidade de conservação.

A data para o início da cobrança ainda não está definida, mas a previsão é que a taxa comece a valer em meados do ano que vem. Atualmente, a entrada é gratuita.

A cobrança faz parte do novo modelo de gestão das unidades de conservação (UCs) federais, com a concessão de serviços de uso público e apoio à visitação, anunciada no fim de novembro pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os detalhes do projeto para o parque da Chapada serão apresentados hoje pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do MMA responsável pelas unidades de conservação. O evento está marcado para as 9 horas, no auditório sede do Sebrae, em Brasília.

O edital de concessão para o PNCV está prestes a ser lançado. A concorrência pública busca empresas ou instituições interessadas na gestão do centro de visitantes (o que inclui a cobrança do ingresso), do camping da trilha das Sete Quedas e uma loja de souvenir.

De acordo com o chefe do PNCV, Fernando Tatagiba, um segundo edital será aberto para a concessão de uma lanchonete no parque. “A expectativa é que essa atividade seja aberta a empreendedores locais”, afirmou.

O gestor da unidade comemorou o anúncio. “A gente considera importante porque, além de ser uma forma de melhorar o serviço de visitação, essa concessão vai desonerar a equipe de analistas para trabalhar no objetivo maior de um parque nacional, que são as ações de proteção de ecossistemas e o estímulo à pesquisa”, esclareceu.

Questionado sobre o preço do ingresso, Tatagiba diz que o valor está abaixo da média dos atrativos privados da Chapada, que cobram cerca de 20 reais. Também informou que moradores da região de Veadeiros terão 90% de desconto.

“Há um custo para manter o parque em termos de contratos de prestação dos serviços de limpeza e segurança, manutenção de trilhas, manejo do camping”, argumentou o gestor.

O novo modelo de gestão das unidades de conservação (UCs) federais começará pela Chapada dos Veadeiros, e também pelos parques nacionais de Brasília (DF) e do Pau-Brasil (BA), de acordo com o anúncio feito pelo ministro Sarney Filho. Mas o processo está em andamento em várias UCs do País.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário