terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Profissionais da educação em Alto Paraíso de Goiás recebem formação



Desta terça-feira à quinta-feira, 13 a 15, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) promove curso para professores e demais profissionais da educação de Alto Paraíso de Goiás.

A formação Seminário Construindo a Escola do Bem Viver contará com a presença do professor Carlos Rodrigues Brandão, da Unicamp. O encontro deverá alcançar um público de cerca de 160 educadores.

A programação do evento inclui a realização de três rodas de conversa com professor Brandão. A primeira delas ocorrerá em escola rural, conveniada da Rede Estadual de Educação, o Educandário Humberto de Campos. As outras duas envolverão a participação dos servidores e voluntários das escolas da cidade.

O Seminário integra o conjunto de ações que a Seduce vem desenvolvendo ao longo do semestre para a sensibilização da comunidade escolar em torno do compromisso assumido para implantação do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no território da Chapada dos Veadeiros.

O município de Alto Paraíso foi escolhido para ser piloto do programa dos 17 ODS e deverá se tornar referência de sustentabilidade no País. O acordo foi firmado pelo governo estadual e conta com o apoio técnico da prefeitura local e de organizações da sociedade civil organizada, representadas pela Associação Awaken Love.

Criação do Ipe Artes

Ainda dentro do plano de ações da Seduce para o alcance dos 17 ODS da ONU, está prevista a criação do Instituto de Pesquisa e Extensão em Arte Educação, Tecnologia e Sustentabilidade – Ipe Artes.

Com sede na cidade de Alto Paraíso, a instituição atenderá, a longo prazo, todo o território da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, que inclui também outros cinco municípios do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O Ipe Artes oportunizará, já no próximo ano, ações de formação inicial e continuada e cursos em diversas modalidades nos eixos: Arte/Educação, Sustentabilidade, Cultura de Paz e Educação para a Diversidade. 

O objetivo das ações educativas do Ipe Artes é favorecer o protagonismo e autonomia da comunidade local por meio do desenvolvimento da sensibilidade crítico-criativa e do empreendedorismo social.

A missão do instituto é transformar o território, por meio de parcerias com diversas instituições atuantes na região, em Cidades Educadoras e Comunidades de Aprendizagem, que possam servir de modelos a serem irradiados para outras localidades.


Assessoria de Comunicação da Seduce

Nenhum comentário:

Postar um comentário