segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Alto Paraíso de Goiás deve ser referência mundial em economia sustentável e inovação



O Governo de Goiás quer transformar Alto Paraíso de Goiás em referência mundial no modelo de economia sustentável e inovação. O Programa 17 ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), com parceria da Prefeitura de Alto Paraíso e apoio da Associação Awaken Love, além da OVG, Procon, Agehab e Saneago.

O programa reúne uma série de ações concretas e que tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), também conhecidos como as Metas do Milênio.

Eles estipulam objetivos como acabar com a pobreza, acabar com a fome, assegurar uma vida sustentável, alcançar igualdade de gênero e ainda assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Cada pasta terá participação no projeto. A Secretaria Cidadã, por exemplo, ficará responsável por questões como igualdade de gênero, emprego e erradicação da fome e da pobreza.

A Secretaria da Saúde apresentará ações para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Já a Secretaria do Desenvolvimento (SED) cuidará de questões sobre trabalho, indústria e produção e consumo sustentáveis.

O governador Marconi Perillo ressaltou, à época, seu empenho para que o projeto fosse iniciado pela Região da Chapada dos Veadeiros.

“Eu me encantei muito com essa ideia toda desde a primeira visita ao querido Prem Baba. Eu trouxe alguns secretários daquela vez, dessa vez vieram outros. E daquela conversa surgiu o desejo, a necessidade de começarmos o programa por aqui em Alto Paraíso, com o prefeito Alan. Agora, eu sou muito acelerado, e o que eu quero é começar a ver isso acontecer logo”, cobrou Marconi.

O líder espiritual e humanitário Sri Prem Baba comemorou a parceria do governo estadual no desenvolvimento do programa. “Todos estamos cientes da crise planetária que vivemos, em diversos segmentos e setores, e crises que vêm pedindo de nós cooperação. Tenho dito que, somente quando pudermos nos unir em prol do bem comum, poderemos encontrar soluções para as diversas crises que enfrentamos. Vamos unir forças para que Alto Paraíso seja referência mundial”, destacou.

Fonte: Governo de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário