quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia na UEG- Câmpus Campos Belos/GO




As inscrições para o processo seletivo vestibular 2018 na Universidade Estadual de Goiás estão abertas, o prazo encerra no dia 10 outubro.

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, oferecido em Campos Belos, no nordeste goiano, forma profissionais que planejam, analisam, executam e monitoram sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado, atuando em propriedades rurais, cooperativas, associações, órgãos governamentais e não governamentais.

A agroecologia está ligada a uma filosofia de respeito não apenas com o meio ambiente, mas também entre os seres humanos. Por isso, quem pratica sistemas agroecológicos tem como premissa pensar no coletivo e não apenas no individual; prioriza a atividade familiar e não a agricultura ostensiva.

Enquanto no Brasil cada cidadão consome em média 5 litros de agrotóxicos por ano (presentes em hortaliças e frutas), países como a Dinamarca caminham para ter uma produção 100% orgânica, uma forma de agricultura ecológica.

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Inscrições ao Processo Seletivo Vestibular UEG 2018/1

Prazo: Até 10 de outubro de 2017

Local: www.estudeconosco.ueg.br

Por Francielle Rego Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário