segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Distrito de Vazante registra caso da síndrome de Guillain-Barré



A secretaria municipal de saúde de Divinópolis de Goiás confirmou o primeiro caso da síndrome de Guillain-barré (SGB), doença que afeta o sistema nervoso e que causa fraqueza muscular.

O caso foi registrado no Distrito de Vazante. Um surto de dengue foi registrado na comunidade nos últimos dias.

A doença é considerada rara e pode ter relação com o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e chikungunya.

O paciente foi encaminhado para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Goiânia. O quadro inspira cuidados.

A secretaria de saúde do município vem realizando mutirões de limpeza e conscientização na comunidade, sendo um realizado no mês de setembro e dois na semana passada. A equipe de endemias está fazendo o bloqueio das quadras dos pacientes. Todos os dias após as 17 horas a equipe está borrifando inseticidas para combater a infestação do mosquito.

Síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré acontece quando o sistema de defesa começa a atacar o próprio corpo, após enfrentar uma infecção causada por vírus ou bactéria. As células de defesa destroem a bainha de mielina, camada de gordura que envolve as células nervosas, por onde passam os estímulos.

Os principais sintomas são fraqueza muscular e paralisia dos músculos. Em alguns casos, os músculos responsáveis pela respiração param de funcionar, no entanto, o risco de morte associado à doença é inferior a 10%.

A relação da doença com a infecção por zika foi diagnosticada pela primeira vez na Polinésia Francesa em 2013 e 2014. No Brasil, o primeiro caso foi confirmado em 2015 no Nordeste, após um atípico aumento de Guillain-Barré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário