domingo, 22 de outubro de 2017

Incêndios na Chapada dos Veadeiros atingem mais 30 mil hectares do Parque Nacional



O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros voltou a ser atingido por queimadas no fim desta semana. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas iniciaram na quarta-feira (18) na GO-118, entre Alto Paraíso e Pouso Alto.

A estimativa, conforme a Divisão de Monitoramento de Incêndios Florestais (DMIF), do ICMBio, é que mais de 30 mil hectares foram destruídos com queimadas neste ano. A unidade de conservação é Patrimônio Natural da Humanidade e teve mais de três mil hectares atingidos somente com registros de chamas feitos na semana anterior.

Os novos focos, no interior do parque, se concentram na região do Rio Preto, no sentido da Travessia das Sete Quedas.

A Brigada de Incêndio do Instituto e do Ibama contam, a partir deste fim de semana, com o apoio do Corpo de Bombeiros de Goiás e Distrito Federal, brigadistas do Rio de Janeiro, Tocantins.

A população de Alto Paraíso e São Jorge também tem contribuído com o fornecimento de alimentos para as equipes e no combate às chamas.

A força-tarefa é composta por mais de 100 pessoas, 4 aviões-tanque (responsáveis por despejar água na vegetação) e 2 helicópteros.

A Brigada de Incêndio do ICMBio afirma que as queimadas são criminosas e alerta que pode ter sido provocado pelo descarte de cigarros e cinzas na beira estrada.

O Parque segue fechado para visitação até que as chamas sejam controladas.

Fonte: ICMBio e O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário