quinta-feira, 26 de outubro de 2017

São Domingos/GO: Incêndio está destruindo o Parque Estadual de Terra Ronca





Um incêndio atinge a vegetação do Parque Estadual de Terra Ronca, no município de São Domingos, no nordeste goiano.

O fogo começou há alguns dias, e atinge parte da vegetação próximo a boca da caverna de Terra Ronca, local de grande visitação.

O incêndio não está sendo combatido por nenhum órgão. As chamas estão se alastrando, e nenhuma atitude está sendo tomada por parte dos responsáveis pelo parque.

Os focos de incêndio ganham intensidade, todos os anos, entre os meses de julho e setembro, devido a baixa umidade, temperatura alta e capim seco no bioma do cerrado.

Neste período de seca, as áreas mais afetadas são as de galeria e veredas, que, quando atingidas pelo fogo, costumam causar grande mortalidade de fauna e flora.

No dia 14 de setembro, o corpo de Bombeiros de Posse e funcionários do Secima combateram um incêndio no parque, em torno da nascente do Rio São Vicente, um dos mais volumosos cursos d’água do Parque Terra Ronca, na ocasião, cerca de dois mil hectares foram destruídos.

O Parque Estadual de Terra Ronca, criado pela Lei 10.879, de 7 de julho de 1989, está localizado nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, possui uma área de, aproximadamente, 57.000 hectares.

Em setembro, dois mil hectares foram destruídos pelo fogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário