quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

OVG implanta Meninas de Luz em Cavalcante/GO nesta sexta-feira



Depois de ser implantado em Alto Paraíso, Orizona e Porangatu, o Programa Meninas de Luz da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) será inaugurado em Cavalcante, no Nordeste do Estado.

O evento será junto com o Ação Cidadã, nesta sexta-feira, dia 8, às 8h30, no Centro de Convivência de Jovens (Rua 237, esquina com Rua 213, quadra 12, lote 1, Vila Morro Encantado). Pirenópolis será a próxima cidade em que o programa será implantado.

Em todos os municípios onde é implantado, a Organização faz o treinamento prévio dos técnicos designados pela prefeitura e realiza o monitoramento e assessoramento do serviço após sua entrada em funcionamento, além de fazer a doação de kits de enxovais para bebês. O município fornece o local onde ocorrerá o atendimento. Cerca de 15 gestantes já foram triadas por assistentes sociais.

Executado pela Secretaria Cidadã, o programa Ação Cidadã tem como objetivo ampliar o acesso da população aos direitos sociais e civis básicos, por meio de serviços públicos como emissão de documento civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento), passaporte do idoso, passe livre do deficiente, assistência jurídica, entre outros.

Direitos

O programa Meninas de Luz  assegura às futuras mamães, de até 21 anos, direitos fundamentais e uma perspectiva de inclusão social. A iniciativa oferece atendimento biopsicossocial, inclusive daquelas que foram vítimas de violência e exploração sexual.

Uma equipe multiprofissional trabalha temas relacionados à educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê e direitos do cidadão. As gestantes participam de oficinas de Artesanato e Beleza. Após o nascimento, mãe e filho continuam recebendo apoio por um ano, incluindo a doação de medicamentos contraceptivos.

Assessoria de Comunicação OVG

Nenhum comentário:

Postar um comentário