quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Necessidade de tombamento do Patrimônio Histórico de São Domingos/GO




O texto do ano de 2013 é de Victor Hugo Melo Brito, e bem atual.

Venho através dessa postagem, mostrar a necessidade de tombamento, sugerir a intervenção do poder público junto ao IPHAN, do tombamento de casarões antigos, igreja matriz, muro de pedra construído por escravos e também o complexo de cavernas do município de São Domingos, no nordeste goiano.

Por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população podem ser tombados como patrimônio histórico.

É dessa forma tentamos salvar a nossa história, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados imóveis que retrata nossa historia. Afinal quem tem passado tem história quem não tem história não existe, São Domingos esta preste a não ter passado, as ultimas construções antigas estão sendo descaracterizada, derrubadas para ceder lugar a novas construções, um exemplo disso é a casa do quinto no final da rua 7 de setembro que esta desmoronando aos poucos, também o sobrado na praça da Matriz que foi demolido.

São Domingos esse pequeno gigante adormecido pede socorro, precisamos urgente resgatar nossa historia, revitalizar a rua 07 de setembro, para que possamos mostrar a nossa historia ao turista. Potencial temos em abundância, mas precisamos dar as mãos para erguer nossa historia.

Nosso vizinho Alto Paraíso tem seu patrimônio tombado, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, faz parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário