segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Simolândia/GO completa 30 anos



Simolândia é uma cidade jovem, completando 30 anos neste último final de semana, desmembrada do município de Posse, em 1967 pelo então Prefeito Simão Soares o qual se deu origem o nome de cidade de Simolândia-GO, teve como primeiro prefeito o Sr. Anízio Magalhães e vice-prefeito Orcine Vicente de Lima. Ambos eleitos pelo voto popular em 1988 e empossados dia 01 de janeiro 1989. Fruto de um anseio popular, por estar distante de sua cidade mãe e carecer de apoio político, teve sua reivindicação garantida, tornando-se município.

Em 1987 sendo criado o novo município aprovado pela assembleia legislativa de Goiás e sancionado pelo então governador Henrique Santillo, Está a margem direita do Rio Corrente, tem como vizinho imediato à cidade de Alvorada do Norte, que se situa a margem esquerda do Rio Corrente. Por estar mais próximo de Brasília, do que de Goiânia, têm seus remanescentes com urgência de tratamento medido, removidos quase que em sua maioria para a Capital do País. As principais atividades do Município são a agropecuária e o comércio.

Possui como atração turística o Rio que margeia o Município e toda sua área urbana, onde se pode descer em boias improvisadas de câmara de ar.

Tem em sua festa de Rodeio, sua maior atração festiva, que historicamente tem seus portões abertos ao público e normalmente se realiza na área coberta da feira. Conta com personagens históricos, que contribuíram para o crescimento e a conseqüente emancipação do Município. Senhor Minervino, baiano de nascença, e simolandense por convicção, habitando ali desde os primórdios, onde criou seus filhos. 

O atual prefeito de Simolândia é Ademar Contador. O Rio Corrente antigamente tinha um grande volume de água, tendo baixado muito nos últimos anos. Simolândia era chamada antigamente de Nova Posse, porque ela pertencia a Posse, até que os simolandenses reivindicaram seus direitos e virou Simolândia.

Em 1964 chega à região Adolf Wilhelm Oskar Schwabacher (Adolf Suíço) onde compra terras, a primeira localizada as beira do Rio Corrente e depois da venda desta adquiriu outra na margens do Rio Santa Maria, ambas no municipio de Alvorada do Norte, habilitou a terra bruta para plantar milho arroz e outros, foi criador de cabrito e carneiro. Pioneiro na criação de gado nelore na região. Trabalhou o solo sempre respeitando a ecologia inclusive com matas ciliares nos rios e lagoas, costume que na época não se cogitava na localidade. No ano de 1980 recebeu do Governo Brasileiro o titulo de Produtor Modelo pelo seu excelente desempenho no setor agropecuário. Viveu no município vizinho até os anos 2000 quando mudou-se para estado do Tocantins.

Em comemoração aos 30 anos de emancipação política do município de Simolândia ocorreu no sábado (13) o Rally Ecológico, uma iniciativa da prefeitura municipal que tem o objetivo de explorar o potencial turístico do município. Aconteceu também uma cavalgada , e a noite um super show com a dupla Carlos e Jader. Além disso, o evento objetiva promover o lazer, entretenimento e conhecimento histórico e cultural da cidade e região.

As informações são da Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário