segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Promotor recomenda realização de concurso para a Polícia Civil e lotação de pessoal adequada em delegacias



O promotor de Justiça Fernando Krebs recomendou à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária que solicite à A Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) a realização de concurso público para delegado, agente e escrivão, devendo o certame ser concluído em 180 dias.

A orientação também é para que seja providenciado o remanejamento de pessoal da Polícia Civil, de forma que todas as delegacias do Estado contem com pelo menos um agente de polícia ou um escrivão para atendimento à população, o que não deverá ser mais feito por comissionados ou cedidos por prefeituras.

A ideia é, no entanto, que as delegacias situadas em cidades sedes de comarca tenham à sua disposição equipe composta por pelo menos um delegado, um escrivão e dois agentes de polícia. O prazo para cumprimento desses itens é de 60 dias.

No documento, o promotor argumenta que o efetivo da Polícia Civil não acompanhou o crescimento populacional do Estado nos últimos 30 anos. Além disso, a quantidade de cargos vagos no órgão é de 50% e pelo menos 30% dos candidatos aprovados no concurso realizado em 2013 não integram mais o quadro funcional.

Krebs observa que 43 cidades sedes de comarca não têm presença de delegado e nove delas não contam com equipe completa, ou seja com delegado, escrivães ou agentes. No total de cidades goiana, esse número sobre para 162 sem delegado, ou seja 66% dos município, e 42% delas não têm equipe completa.

Fonte: MPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário