domingo, 25 de março de 2018

Na inauguração primeira etapa da ETE Alvorada do Norte/GO, Marconi diz que “é preciso colocar tijolo por tijolo na construção de um meio ambiente sustentável”



Investimentos estratégicos e inéditos na história do município foram entregues, hoje, pelo governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton, na cidade de Alvorada do Norte, compreendendo a rede de esgotamento sanitário, com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o aeroporto local. Eles também vistoriaram as obras de asfalto urbano do convênio de R$ 3 milhões do Goiás na Frente e do aeródromo local, ambas com mais 70% dos serviços concluídos. A ETE de Alvorada do Norte envolve investimento de R$ 20,2 milhões da Saneago.

Ao saudar a população, o governador Marconi Perillo assinalou que teve a honra de inaugurar a pista de pouso do Aeroporto de Alvorada do Norte, uma das mais estruturadas do Estado. Ele explicou que tem muitas cidades em Goiás com mais de 100 mil habitantes que não tem uma pista como a que tem hoje Alvorada. Observou que o aeroporto vai atrair investimentos para o município e vai servir para toda a região Nordeste do Estado. “Um aeroporto não tem como inaugurar diferente. Você tem de inaugurar descendo e subindo. Foi o que eu e o vice-governador José Eliton fizemos”, disse em tom de brincadeira.

Marconi comemorou a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Alvorada), a de número 90 no Estado, uma realidade bem diferente daquela quando chegou ao governo em 1999 – na época existiam apenas 12. Ele assinalou que a primeira etapa da ETE representa mais de 70% de tratamento do esgoto, como forma de “salvar o Rio Corrente” e lamentou que infelizmente ainda não se chegou ao mesmo nível em Simolândia, cujo esgoto não pode ser jogado in natura no rio.

“É preciso colocar tijolo por tijolo na construção de um meio ambiente sustentável, de um mundo melhor”, afirmou Marconi, relatando que o Rio Meia Ponte, em Goiânia, começou a ser transformado a partir da construção de estações de tratamento de esgoto nos municípios por onde ele passa, desde sua nascente em Itauçu.

O vice-governador José Eliton saudou Marconi, em solenidade que lotou o auditório do Centro Cultural José Fernandes de Moura, ressaltando que nenhum governador fez tanto por Goiás, principalmente pelo Nordeste goiano. “O governador Marconi é um amigo de longa data do Nordeste goiano”.

José Eliton disse que conhece as potencialidades de cada município da região. “O governador Marconi tem virtudes gigantescas, mas o governo que primeiro voltou os olhos para o Nordeste foi o ex-governador Henrique Santillo, que criou o Pronordeste, programa que lançou as bases do desenvolvimento da região”, mas enfatizou que foi com Marconi que as melhores páginas do desenvolvimento do Nordeste goiano foram escritas. “Com Marconi, o Estado começou a investir fortemente nessa região, mudando a história do Nordeste”, disse, citando uma série de obras e ações específicas para o Nordeste.

“Hoje, demos um passo importantíssimo para o futuro de Alvorada do Norte”, assinalou, referindo-se à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e o aeródromo, que terá balizamento noturno. “O governador está trazendo um aeroporto para contribuir com o desenvolvimento de Alvorada do Norte”.

Antes de partir para a vizinha Posse, para nova solenidade de inaugurações de obras e entrega de benefícios, Marconi visitou, em companhia da prefeita Iolanda e do deputado Iso Moreira, que representa o Nordeste no parlamento estadual, o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Alvorada), que, quando concluída, tratará 100% do esgoto que hoje é lançado no Rio Corrente.

Integraram a comitiva do governador o presidente da Saneago, Jalles Fontoura,  e o deputado federal Giuseppe Vecci. Também prestigiaram a visita do governador a Alvorada do Norte os prefeitos Gilmar Ferreira (Damianópolis), Barbosa Filho (Mambaí), Weber Lacerda (Sítio D´Abadia), Jadiel de Oliveira (Flores de Goiás), Volnei Momoli (Guarani de Goiás), Alex Santa Cruz (Divinópolis), Ana Paula (Buritinópolis), Everton de Matos (Cabeceiras) e Wilton Barbosa (Posse), Ademar Contador  (Simolândia) e Mano Lima (Iaciara).

Fonte: Diário de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário