segunda-feira, 19 de março de 2018

São Domingos/GO recebe ações de saúde e cidadania



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), em parceria com o Sindicato Rural (SR) de São Domingos e a Prefeitura Municipal, realizaram no último sábado (17), mais uma edição do Campo Saúde.

Antes das 7h da manhã, a população de São Domingos já estava no Colégio Estadual João Honorato, em busca de atendimentos de saúde e cidadania do programa Campo Saúde.

Durante todo dia, os moradores receberam atendimentos gratuitos, relacionados à saúde e à cidadania.

Foram oferecidos atendimentos médicos nas especialidades de clínico geral, dermatologia, pediatria, urologia, nutricionista e oftalmologia, além de exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens e o Papanicolau para mulheres.

Também foram oferecidos teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e teste de HIV e Sífilis e vacinação. No que diz respeito a cidadania, a população ainda contou com confecção de RG, cadastro de CPF, corte de cabelo e orientação sobre o Bolsa Família.

De acordo com o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, Zé Mário, o objetivo é oferecer à população, de forma precisa, assistência social, bem-estar, saúde e cidadania. Para Zé Mário, é um privilégio ser parceiro dos Sindicatos Rurais e Prefeituras numa ação como esta, dedicada ao homem do campo e da cidade. “Esta é a oportunidade que temos de cuidar do outro, sobretudo das pessoas que trabalham e produzem em Goiás. É justamente por meio de parcerias que conseguimos levar às pessoas tudo que elas realmente necessitam”, ressalta.

O vice-prefeito de São Domingos, Gilvanir Cardoso, destaca a importância de receber o programa em sua cidade “A parceria entre o município e o programa Campo Saúde é a soma de esforços em beneficio da população, principalmente quando se trata de saúde, já que estamos longe da capital e temos poucos especialistas nesta área”

“É o momento oportuno para a população aproveitar as ações de saúde e cidadania que vêm de encontro com as necessidades do município”, finaliza Gilvanir Cardoso.

Para a mobilizadora do Sindicato Rural de São Domingos, Dinalva Paz, a ação vem para atender as necessidades da região “O programa veio para a cidade em um momento muito importante. Nossos pequenos produtores enfrentam muitas dificuldades de acesso à saúde. Por isso é extremamente importante ações como o Campo Saúde”, destaca.

Sobre o programa

Criado em 2008, o programa Campo Saúde leva aos municípios goianos atendimentos gratuitos relacionados visando mais qualidade de vida. Devido à expansão dos atendimentos ofertados, através de diversas parcerias, o programa tem se superado a cada ano. Os atendimentos propostos à população vão desde atendimento de saúde, assistência social e lazer.






Fonte e fotos: Faeg/Senar Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário