quarta-feira, 23 de maio de 2018

Encontro sobre doenças negligenciadas aconteceu em Cavalcante/GO. Integram esse segmento os municípios de Campos Belos, Cavalcante, Divinópolis, Monte Alegre e Teresina




A promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes Pinto participou, nesta terça-feira (22/5), do V Encontro sobre Doenças Negligenciadas, em Cavalcante, destinado a profissionais da saúde e representantes de entidades que atuam no setor na Região Nordeste do Estado.

Integram esse segmento os municípios de Campos Belos, Cavalcante, Divinópolis, Monte Alegre e Teresina de Goiás. Na abertura oficial do evento, a promotora falou sobre a importância da temática e das ações propostas.

A atividade foi coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), com o apoio da Regional de Saúde Nordeste 1 da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES), dentro do plano de ações voltado à prevenção, detecção, notificação e tratamento das doenças negligenciadas.

A SES define doenças negligenciadas como aquelas que afetam as populações carentes, que residem em localidades com pouca oferta de serviços de saúde, sendo elas, na maioria das vezes, doenças milenares ou seculares, que persistem em função dos poucos investimentos dos setores público e privado. Em Cavalcante, o objetivo foi traçar um plano de ação para a região com foco na hanseníase, na doença de Chagas, leishmanioses, tracoma e tuberculose.

No encontro, foram ministradas diversas palestras temáticas, como o enfrentamento às doenças, os desafios das gestões municipais, a rede de atenção às doenças negligenciadas, além de oficinas com atividades práticas para detecção de doenças e orientações técnicas e operacionais.

Fonte: MPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário