quinta-feira, 12 de julho de 2018

De Posse/GO: Bruno Ricardo Barreto Pires é o primeiro goiano a obter o título de Doutor em Oncologia, pelo Instituto Nacional do Câncer




Bruno Ricardo Barreto Pires, de 28 anos, nascido na cidade de Posse, no nordeste goiano, é o primeiro goiano a obter o título de Doutor em Oncologia, pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Bruno é conhecido em Posse como o filho da Tita que vende Natura. Fez o ensino fundamental e médio no Colégio Municipal Castro Alves. “Durante o meu primeiro ano do ensino médio, a única avó que conheci faleceu com Câncer de Mama, e esta tragédia me fez decidir que o objetivo da minha vida seria pesquisar sobre este câncer”, relata Bruno.

Aos 17 anos, Bruno mudou para Brasília para cursar Biologia e enfrentou alguns anos bem turbulentos, mas sempre suportava as dificuldades quando lembrava do esforço dos seus pais, que vendiam perfumes “de porta em porta” para financiar as mensalidades da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Na universidade, Bruno teve uma ótima formação e grandes oportunidades de estágio. Logo no segundo semestre de curso, aos 17 anos, teve a oportunidade de estagiar em um grupo de pesquisa da UCB que desenvolvia um estudo sobre as proteínas alteradas no plasma de pacientes com câncer de laringe. Posteriormente, aos 19, recebeu um convite para fazer parte de um grupo de pesquisa da Embrapa-Cenargen que estava iniciando um projeto fantástico de biotecnologia que visava utilizar a soja como modelo para a produção de vacinas contra o câncer de esôfago.

“Eu fiquei muito encantado com os projetos, mas ainda não era o que eu queria. Então, no último semestre da graduação, eu tive a oportunidade de fazer o Curso de Verão do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e decidi fazer a minha pós-graduação lá”, conta Bruno.

No INCA desde o final de 2010, onde concluiu a especialização, o mestrado e o doutorado em Oncologia. Durante o doutorado, Bruno publicou artigos científicos que descreviam o papel de importantes reguladores da expressão gênica em contextos que nunca haviam sido mostrados no câncer de mama.

Um dos artigos publicados descreve pela primeira vez a função do complexo proteico NF-κB como um ativador do mecanismo celular responsável pela metástase, chamado transição epitélio-mesenquimal. É importante mencionar que a metástase é responsável por aproximadamente 90% dos óbitos em câncer de mama. Dessa forma, este trabalho propõe NF-κB como um excelente alvo para o desenvolvimento de novas terapias.

“Atualmente, faço o meu Pós-Doutorado também no INCA e estudo o papel inibitório da proteína Twist1 sobre a resposta antitumoral feita pelo sistema imunológico. Ou seja, Twist1 atuaria não só como um ativador da metástase no câncer de mama, como já foi descrito, mas também é capaz de inibir o reconhecimento e o combate das células tumorais pelo sistema imunológico, o que nunca foi descrito até o momento”, descreve Bruno.

“Acredito que o fato de ser filho de Posse e o primeiro goiano a obter o título de Doutor em Oncologia pelo INCA possa ser importante para motivar outros estudantes a saírem do interior de Goiás a lutarem pelos seus objetivos de vida. Também gostaria de mostrar para os meus conterrâneos que não é preciso ter nascido no Sudeste ou ter estudado em colégios caros durante a educação básica e nem mesmo depender de favores políticos para alcançar os seus sonhos”, incentiva Bruno.

2 comentários:

  1. UM GRANDE AMIGO DE INFÂNCIA,DEUS ABENÇOE SUA CARREIRA SEUS PLANOS MEU AMIGO VOCÊ MERECE E UM GUERREIRO..PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bruno! Você é um belo exemplo de superação, dedicação e determinação. Não te conheço, mas, por seus relatos, creio que não foi fácil, mas quando temos Deus em nossos objetivos, e lutamos verdadeiramente em busca de realizá-los, a vitória é certa.
    Certamente, seu futuro será brilhante, pois abençoará muitas vidas com seu trabalho. Que Deus o abençoe sempre!
    Você é motivo de alegria e orgulho para nós, filhos e Posse-GO. Obrigada!

    ResponderExcluir