quinta-feira, 5 de julho de 2018

MP Eleitoral: ex-prefeitos de São Domingos e Iaciara/GO e outros 3 condenados à prisão



Em denúncia oferecida pelo MP eleitoral, a juíza da 47ª Zona Eleitoral, Thaís Monteiro, condenou criminalmente o ex-prefeito de São Domingos Gervásio Gonçalves da Silva, o ex-prefeito de Iaciara Adão Ribeiro e o ex-vereador de São Domingos João de Lú, além de Deusmar Gonçalves da Silva e Nolberto Gonçalves Silva.

Gervásio foi condenado pelos crimes de corrupção eleitoral e transporte ilegal de eleitores, num total de 7 anos, 6 meses e 7 dias de reclusão e 330 dias-multa.

João de Lú e Deusmar Gonçalves receberam a pena de 4 anos e 3 meses e multa 225 dias-multa, pelo transporte ilegal de eleitores, enquanto Nolberto teve sua pena privativa de liberdade convertida em multa no valor de 50 dias-multa, no valor de um trigésimo do salário mínimo e por prestação pecuniária de R$ 2 mil, a ser paga ao Conselho da Comunidade de São Domingos, pelo crime de corrupção eleitoral. Por fim, teve sua condenação decretada o ex-prefeito Adão Luiz por 4 anos e 6 meses de reclusão, mais 250 dias-multa.

Os crimes

Em 2013, promotor eleitoral Douglas Chegury ofereceu denúncia contra dez pessoas por diversos crimes eleitorais, tendo sida a peça acusatória dividida em sete partes. Uma delas tratou especificamente do crime de corrupção eleitoral por Gervásio, João de Lú e Nolberto.

Neste sentido, consta que, no dia 20 de junho daquele ano, os três prometeram dinheiro e gasolina a várias pessoas em troca de votos, bem como fizeram o transporte ilegal de eleitores, descrevendo as condutas de cada um, o que foi considerado pela magistrada na fixação de suas penas (clique aqui para a íntegra da sentença).

Fonte: MPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário