segunda-feira, 9 de julho de 2018

Reportagem do 'Fantástico' mostra caverna no Parque Estadual de Terra Ronca semelhante à da Tailândia



O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu na noite de domingo (8), uma reportagem na caverna de São Matheus, no Parque Estadual Terra Ronca, localizado nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, na divisa de Goiás com a Bahia, que tem caverna com característica semelhante à da Tailândia, onde garotos e um treinador de futebol estão presos há 15 dias.

O repórter Clayton Conservani, mostra durante o programa os principais desafios do resgate das vítimas.

Operação

No dia 23 de junho, 12 garotos, entre 11 e 16 anos, e o treinador do time de futebol, de 25 anos, foram comemorar o aniversário de um deles no complexo de cavernas de Tham Luang, no norte da Tailândia, quando aconteceu uma forte chuva e a caverna foi inundada. Apenas no dia 2 de julho, mergulhadores britânicos conseguiram chegar pela primeira vez até eles.

Neste domingo (8), quatro meninos foram resgatados por 13 mergulhadores estrangeiros e cinco da Marinha tailandesa. Segundo autoridades, eles foram retirados com máscaras de oxigênio e encaminhados para o hospital. Uma nova operação deve começar às 21h (horário de Brasília). As identidades dos meninos não foram divulgadas.

Caverna em Goiás

Esta área preservada em Goiás conta com mais de 300 cavernas e explorada por turistas que gostam de aventura, além de pesquisadores. O local está a 600 km de Goiânia e 400 km de Brasília, composto por trilhas, rios e cachoeiras.

Quem conhece o lugar, fica impressionado com suas belezas subterrâneas, que foram originadas a partir do gotejamento no teto, formando esculturas conhecidas como espeleotemas. Para ver tudo isso é preciso a ajuda de lanternas.

Para chegar a caverna São Mateus, que será exibida no programa global, o visitante precisa vencer muitos obstáculos, mas depois se encanta com a beleza e fragilidade do seu interior.

Fonte: O Popular/O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário