sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Alto Paraíso de Goiás: Encontro Regional - magistrados e servidores mais próximos da Corregedoria Geral da Justiça



A Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) encerrou nesta sexta-feira (24) a 8ª edição do Projeto Encontro Regional em Alto Paraíso, reunindo, também, 10 comarcas próximas. Foram dois dias de cursos e audiências, a fim de aproximar a gestão de magistrados e servidores. A cerimônia de encerramento teve participação do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e do juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, auxiliar da CGJGO e coordenador do projeto.

“A CGJGO quer ter um diálogo aberto com todos. Queremos, não só expor ideias, mas também ouvir, a fim de deixar no passado a imagem de que era, apenas, um órgão repressor. A intenção é o progresso, para melhor servir o jurisdicionado. Como não há jeito de ir a todas as comarcas, os Encontros Regionais representam um bom método de aproximação”, destacou Walter Carlos.

Na programação, há audiências com os juízes das comarcas locais, cartorários, servidores e população. Segundo o juiz auxiliar Cláudio Henrique, o formato do evento propicia à CGJGO conhecer a situação específica de cada comarca. “Ao fim de cada evento é lavrada uma ata e as sugestões e reclamações são passadas para os órgãos próprios dentro da própria CGJGO para providências ou repassados para a presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO)”.

A iniciativa foi elogiada pela diretora do foro de Alto Paraíso, juíza substituta Ana Tereza Waldemar da Silva, que aproveitou a oportunidade para, também, agradecer o apoio da sua equipe de gabinete. “As medidas de aproximação e treinamento demonstram que o TJGO se preocupa com as dificuldades que o interior enfrenta”.

Capacitação

Uma das inovações desta gestão são os cursos de capacitação dentro da estrutura dos Encontros Regionais. Nos dois dias de evento, os servidores receberam capacitação em seis áreas específicas relativas ao Processo Judicial Digital (PJD), Contadoria, Execpenweb, Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), Proad, e Sistema Controle.

Servidora de São Domingos, a analista Fabíola Guimarães Vieira aproveitou a oportunidade para se capacitar em Contadoria. “Foi uma oportunidade maravilhosa, uma vez que sou contadora substituta e há uma necessidade muito grande de padronização de procedimentos”.

Responsável pelo cartório criminal, a servidora Socorro Melo participou das aulas de Execpenweb. “Servidores do interior são 'mil e uma utilidades', precisam entender de tudo”, brinca. “Quanto mais investir em cursos, melhor será nossa produtividade”.

A 6ª Região engloba 10 comarcas da 6ª Região Judiciária: Formosa, Cavalcante, Flores de Goiás, Iaciara, Alvorada do Norte, Campos Belos, São Domingos, Planaltina, Posse e Padre Bernardo. Participaram os magistrados Marina Cardoso Bouchid, diretora do Foro de Formosa, bem como os juízes da comarca Rozemberg Vilela da Fonseca, Lucas Mendonça Lagares; Pedro Piazzalunga Cesário Pereira, diretor do Foro de Cavalcante; Marcelo Alexander Carvalho Batista, diretor do Foro de Flores de Goiás; Yvan Santana Ferreira, diretor do Foro de Iaciara; Pedro Henrique Guarda Dias, diretor do Foro de Alvorada do Norte; Fernando Marney Oliveira de Carvalho, diretor do Foro de Campos Belos; Thais Lopes Lanza Monteiro, diretora do Foro de São Domingos; Carlos Gustavo Fernandes de Morais, de Planaltina; e Gustavo Costa Borges, diretor do Foro de Posse.

Participaram também do evento a juíza auxiliar CJGGO, Sirlei Martins da Costa, o diretor de correição e serviços de apoio da CGJGO, Sérgio Dias dos Santos Júnior, e a diretora de Planejamento e Programa da CGJGO, Mislene Medrado de Oliveira Borges e o assessor jurídico Adenilson Rodrigues dos Santos Filho, representando a secretária geral da CGJGO, Eliene Maria Ramos.

Desde o início desta gestão (biênio 2017/2019), que está sob o comando do desembargador Walter Carlos Lemes, já foram realizados sete Encontros Regionais: em Rio Verde (5ª Região Judiciária), Uruaçu (12ª e 13ª Regiões Judiciárias), Itaberaí (8ª Região Judiciária), Caldas Novas (9ª Região Judiciária), Ceres (11ª Região Judiciária), Luziânia (7ª Região Judiciária) e Caiapônia (10ª Região Judiciária). A organização do evento é coordenada pela Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO.

Fonte: TJGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário