quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Inmet emite aviso de 'perigo potencial' devido à baixa umidade em Goiás



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o aviso de “perigo potencial” para o estado de Goiás devido à baixa umidade. Para esta quinta-feira (2), a previsão é que o nível atinja 20% durante a tarde, com temperatura que pode chegar a 33ºC. O órgão alerta que é preciso se hidratar muito durante essa época do ano.

O aviso de perigo potencial é emitido quando a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. “Quase todo estado está nesse nível. Só o extremo sul e sudoeste que estão com uma situação um pouco melhor”, disse Elizabete Alves, chefe do Inmet em Goiás e Tocantins.

A responsável pelo órgão explicou que a umidade vem caindo desde maio, mas que a situação se agravou desde o dia 13 de julho. “Chegamos a registrar umidade de 16% no início dessa semana, o que configura o estado de alerta”, disse.

A umidade deve ficar baixa ainda pelos próximos dias. Atualmente, uma massa de ar seca impede a chegada de frentes frias que vêm do sul do país e as correntes de ar úmido vindas da Amazônia.

“Para essa semana não tem previsão de chuva. Para a próxima semana, a situação já deve melhorar um pouco, com aumento na umidade relativa e até possibilidade de chuva”, disse Elizabete.

Para enfrentar o período seco, é preciso se hidratar, evitar desgaste físico, principalmente entre 14h e 16h, período de maior calor, evitar exposição ao sol e, se possível, contar com o auxílio de umidificadores.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário