segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Pesquisa Serpes: Após dez dias de campanha, Caiado tem 40,3%, Eliton 10,1% e Daniel 9,2%



Nos primeiros dez dias de campanha eleitoral, o senador Ronaldo Caiado (DEM) segue isolado na corrida pelo governo de Goiás, com 40,3% das intenções de voto, aponta a quarta rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR realizada de 21 a 25 de agosto. O governador José Eliton (PSDB) e o deputado federal Daniel Vilela (MDB) continuam em empate técnico com 10,1% e 9,2%, respectivamente.

O quadro é praticamente o mesmo da terceira rodada, realizada de 6 a 10 de agosto, após as convenções partidárias. A aposta dos adversários de Caiado é de que o cenário pode ser alterado a partir da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, que começa na sexta-feira (31).

No novo levantamento, a professora Kátia Maria, presidente estadual do PT, tem 2,7% e o professor Weslei Garcia (PSOL), 2,1%. Alda Lúcia (PCO) aparece com 1,4%. Na semana passada, após o registro da pesquisa, o PCO anunciou que ela será substituída por Alessandro Aquino na disputa. Marcelo Lira (PCB) é o último colocado, com 1,1%.

Dos 801 entrevistados, 16,9% se disseram indecisos e 16,1% afirmaram que vão anular ou não votarão. Os dados são da pesquisa estimulada, em que uma cartela com os nomes dos sete candidatos é apresentada ao eleitor. A margem máxima de erro da pesquisa é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, o que indica que não houve nenhuma variação acima da margem de erro.

Caiado se manteve estável nas quatro rodadas: em abril tinha 39,7%, em junho oscilou negativamente para 38%, chegou a 39,8% e agora passa pela primeira vez os 40%, alcançando 30,2 pontos porcentuais de vantagem. Eliton teve oscilação positiva na segunda rodada, mas seguiu estacionado depois: tinha 6,7% em abril, variou para 10% em junho, passou a 9,9% e agora tem 10,1%.

Já Daniel apresentou variação positiva de 3 pontos na terceira rodada e volta a ter oscilação positiva: aparecia com 6,2% há quatro meses, oscilou negativamente para 5,6% em junho, chegou a 8,6% no início do mês e agora tem 9,2%.

Democrata cresce 3,6 pontos porcentuais na espontânea

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor é questionado sobre a intenção de voto sem que seja apresentada uma cartela com os nomes dos candidatos, Ronaldo Caiado (DEM) subiu para 19,1% - 3,6 pontos porcentuais a mais que a terceira rodada, quando aparecia com 15,5%.

José Eliton (PSDB) é citado por 4,2% dos eleitores e Daniel Vilela (MDB), por 1,9% - uma pequena oscilação para o tucano, que tinha 3,7% e o mesmo porcentual para o emedebista. Kátia Maria (PT) tem 1,1%; Alda Lúcia (PCO) e Weslei Garcia (PSOL), 0,6%, cada um e Marcelo Lira (PCB), 0,2%.

O índice de indecisos caiu, mas segue alto: 60,2% dizem não saber em quem votar. Na rodada anterior, eram 64,9%.

Um total de 12% dos eleitores disseram que vão anular ou não votarão, praticamente o mesmo porcentual da rodada anterior.

O Serpes informou que orientou os pesquisadores a alertarem o eleitor sobre a citação de nomes que não estejam na disputa, por isso a relação inclui apenas os sete candidatos oficiais.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário