domingo, 12 de agosto de 2018

Pesquisa Serpes/O Popular: Ronaldo Caiado tem 29,9 pontos de frente sobre José Eliton



A dois meses das eleições, o senador Ronaldo Caiado (DEM) segue isolado na liderança da disputa ao governo de Goiás, com 39,8% das intenções de voto, de acordo com a terceira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 6 e 10 de agosto.

O governador José Eliton (PSDB) tem 9,9% e o deputado federal Daniel Vilela (MDB), 8,6%, em empate técnico com o tucano. É o primeiro levantamento após o quadro oficial de candidaturas, definidas nas convenções partidárias que se encerraram no dia 5.

Caiado apareceu estável nas três rodadas: em abril tinha 39,7%, em junho oscilou negativamente para 38% e agora tem 39,8% - quase 30 pontos à frente do segundo colocado. Eliton apresentou melhora na segunda rodada, mas segue estacionado: tinha 6,7% em abril, variou para 10% em junho e agora tem 9,9%. Já Daniel apresentou variação positiva de 3 pontos em relação à última pesquisa: aparecia com 6,2% há quatro meses, oscilou negativamente para 5,6% em junho e agora varia positivamente para 8,6%.

A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto e terá, pela primeira vez na sucessão estadual e presidencial, apenas 45 dias.

A professora Kátia Maria (PT) registra 2,9% das intenções de voto, em empate técnico com o professor Weslei Garcia (PSOL), que aparece com 2%. É o menor porcentual da petista nos três levantamentos: em abril, tinha 3% e oscilou para cima, chegando a 4,6% em junho. O professor Marcelo Lira (PCB) tem 0,9%. Ele não foi incluído nos levantamentos anteriores porque a candidatura só foi lançada pelo partido em julho.

Dos 801 eleitores consultados, 19,4% se dizem indecisos e 16,6% responderam que anulariam o voto ou não votariam. Os dados são da pesquisa estimulada, em que uma cartela com os nomes dos seis candidatos é apresentada ao eleitor.

A margem máxima de erro da pesquisa é de 3,5 pontos porcentuais, por isso só se consideram crescimento ou queda as variações acima deste índice.

A terceira rodada ocorre quando Eliton completa quatro meses à frente do governo. Em 7 de abril, ele assumiu o lugar de Marconi Perillo (PSDB), que saiu para disputar o Senado.

O PCO aprovou em convenção o nome da professora Alda Lucia Monteiro de Souza para a disputa ao governo do Estado, mas a ata do evento só foi divulgada após o registro da pesquisa Serpes na Justiça Eleitoral, daí o nome dela não figurar na lista de candidatos na pesquisa estimulada.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Caiado tem 15,5%. Na pesquisa anterior, de junho, ele registrava 9,2%. Mas o índice de indecisos continua alto: 64,9% dizem não saber em quem votar. No levantamento de dois meses atrás o porcentual era de 75,8%.

Eliton é citado por 3,7% dos eleitores e Daniel, por 1,9%. Weslei tem 0,5%, Kátia, 0,4% e Marcelo Lira, 0,2%. Um total de 12,9% dos eleitores disseram que vão anular ou não votarão.

O Serpes informou que orientou os pesquisadores a alertarem o eleitor sobre a citação de nomes que não estejam na disputa, por isso a relação inclui apenas os candidatos oficiais.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário