domingo, 2 de setembro de 2018

Alto Paraíso de Goiás: Quem é o guru brasileiro Prem Baba, acusado de abuso sexual



Antes de se tornar guru, Sri Prem Baba – em sânscrito, Sri significa senhor, Prem é “amor divino” e Baba, santidade – era Janderson Fernandes de Oliveira, filho de família católica de classe média e morador do bairro da Aclimação, em São Paulo.

Quando jovem, formou-se psicólogo, passou a praticar ioga e teve experiências com Santo Daime. Segundo perfil feito pela Folha de S.Paulo em 2017, “problemas matrimoniais, frustrações e angústias acumulavam-se em sua vida logo depois de ter chegado aos 30 anos”.

Nessa época, teve contato com os ensinamentos de Osho, polêmico guru indiano retratado em documentário recente. “Mergulhei nesse universo do Osho e passei a ler as suas palestras (...) Sempre tive a clareza de que o Osho é muito importante na minha jornada. Mas não era o meu mestre, o meu guru. (...) Mas o Osho continua presente na minha jornada espiritual. Na Índia, no Brasil e em todos os lugares que eu vou as minhas portas são abertas pelo Osho”, diz o guru brasileiro em seu site oficial.

Durante uma sessão de ioga, entrou em um “transe místico” e ouviu uma voz dizendo para ele ir para Rishikesh, na Índia, quando fizesse 33 anos. Tempos depois, disse também ter visto a figura de um senhor de longa barba branca durante uma sessão de meditação convidando ele para a região aos pés do Himalaia.

Recém-casado, obedeceu ao suposto chamado e foi para a Índia na sua lua-de-mel. Lá, conheceu Sri Hans Raj Maharaj Ji, mestre da tradição hindu Sachcha, do líder espiritual indiano Sant Shri Sachcha Baba Ji. Depois de tempos de devoção e aprendizado, Maharaj fez de Janderson um mestre e o convidou a disseminar o conhecimento de Sachcha. Em 2011, com a morte de Maharaj Ji, o guru brasileiro assumiu o posto e passou a liderar seu “ashram”, a comunidade internacional de discípulos.

Além da Índia, Prem Baba dá palestras e cursos de meditação e autoconhecimento na “Awaken Love House”, que tem unidades na Argentina, Espanha, Estados Unidos, Israel e Alemanha. No Brasil, o guru atua em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.

Guru das celebridades Por aqui, passou a ser chamado popularmente de “guru das celebridades” em razão do grupo de famosos simpáticos ao mestre paulistano.

Dentre eles, estão atrizes, atores e apresentadores como Reynaldo Gianecchinni, Bruna Lombardi e Marcio Garcia. Em 2014, Garcia organizou um jantar com o mestre e convidou os amigos globais Ana Maria Braga, Giovanna Antonelli, Christiane Torloni e Isis Valverde. “Chamei amigos que sei que simpatizam com ele (...) Foi maravilhoso.

A meditação coletiva é ótima. A ‘vibe’ tomou conta da casa e teve gente que eu nem vi chegar, porque estava totalmente focado”, disse na época. Além de arrebanhar seguidores ilustres, o guru já teve encontros com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e com o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB).

Fonte: Nexo Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário