terça-feira, 4 de setembro de 2018

MP apoia projeto que promove envolvimento da família na escola em Teresina de Goiás



A promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes Silva Pinto participou, na última quinta-feira (30/8) de evento que marcou a comemoração do projeto Família na Escola, desenvolvido pela Escola Municipal Tia Longuinha, em Teresina de Goiás. A unidade escolar possui 150 alunos, com idade entre 4 e 7 anos, em turmas de pré-escola e do ensino fundamental.

Conforme destacou a diretora, Maria Marcilene Gonzaga de Brito, com o apoio do Ministério Público de Goiás, a escola vem buscando chamar a atenção dos pais e responsáveis para a importância da participação na vida escolar dos alunos. “Podemos perceber que os estudantes cujos pais não os acompanham têm rendimento inferior àqueles que têm acompanhamento pela família”, afirmou. Ainda de acordo com a diretora, desde o início do projeto já foi possível notar o crescente envolvimento dos pais e responsáveis na interação com a escola.

Em sua fala, a promotora reiterou a importância do envolvimento da família com a comunidade escolar, destacando que a família é o lugar do acolhimento e de formação educacional das crianças, que deve ser complementada pela escola. Ela acrescentou que, por vezes, o ativismo, demonstrado no excesso de atividades e afazeres dos pais, os afasta dos filhos. “É preciso ter tempo para uma conversa, para estar com seu filho, ganhar a confiança dele. Por mais que vocês tenham dificuldades neste processo, é preciso tentar e não desistir”, ponderou.

A promotora abordou ainda temas como bullying, violência doméstica e o papel do MP como garantidor do direto à educação de qualidade. “O MP é parceiro e companheiro da escola e também reconhece a necessidade de valorização dos profissionais que cuidam de nossos filhos”.

Também presentes no evento, o prefeito, Josaquim Miranda, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Maria de Jesus de Miranda, destacaram a atuação da promotora Úrsula Catarina em prol da melhoria da educação no município. “Seu trabalho nos motiva a trilharmos um caminho melhor”, observou a secretária. Já a secretária municipal de Educação, Edina da Cruz, reforçou a importância da presença dos pais na escola não somente em dias festivos ou em reuniões, mas também no contato constante com as professoras para acompanhar a vida escolar dos filhos.

Edir Marques, pai de um aluno da escola, agradeceu a iniciativa, reafirmando a importância da relação entre os integrantes da família e da escola. A programação contou ainda com palestra da psicóloga Lorrany Fonseca, que destacou o papel fundamental dos pais e responsáveis na educação dos alunos. “A educação é uma responsabilidade de todos os que fazem parte da vida das crianças, por isso, deve-se priorizar o diálogo e a proximidade entre a escola e a família”, asseverou.

Homenagem

Durante o evento, foram feitas diversas atividades lúdicas de interação entre pais e filhos. A convite da promotora Úrsula Catarina, alunos do 4º ano da Escola Municipal Tia Cici, de Cavalcante, fizeram uma apresentação que aborda o tema do bullying no ambiente escolar.

Além disso, a promotora foi homenageada pela escola e pelo município com uma placa de honra ao mérito pela atuação em defesa da valorização dos professores e da educação do município. Ao final da atividade, que reuniu cerca de 200 pessoas, foi servido um almoço, que contou com a colaboração dos pais dos alunos.

Fonte: MPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário