quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Dom Adair J. Guimarães é nomeado bispo de Formosa/GO



Dom Adair J. Guimarães utilizou seu perfil no Facebook para comunicar sua transferência da Diocese de Rubiataba e Mozarlândia para a Diocese de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Na publicação, o religioso conta que a mudança foi autorizada pelo Papa Francisco, mas ainda não há uma data para a posse na nova cidade. No entanto, a troca de comando deve ocorrer em um prazo de dois meses.

No texto, ele agradece a todos da Diocese de Rubiatada pela convivência nos últimos 11 anos e pede orações. “Foram muitas bênçãos recebidas. Aprendi muito com essa abençoada família diocesana. Solicito as orações de todos vocês em favor de minha nova missão”, finaliza.

Desde março do ano passado, o arcebispo Metropolitano de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, atua como administrador apostólico da Diocese de Formosa. Ele foi nomeado para o cargo após o bispo local, dom José Ronaldo Ribeiro, ser preso na Operação Caifás, do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), que investiga desvios de recursos da Cúria, a maior parte dízimo de fiéis.

Após a prisão de dom José, dom Paulo emitiu uma nota informando que foi nominado pelo papa Francisco como administrador apostólico sede vacante, que significa que ele é o responsável pela Diocese de Formosa até que um novo bispo seja nomeado. A nota informava ainda de que a renúncia de dom José Ronaldo foi aceita pelo papa.

Dom Paulo, através do site da diocese de Formosa, emitiu um comunicado confirmando a vinda de Dom Adair e desejando boas vindas. “Em nome da Diocese de Formosa, presbíteros, religiosos e religiosas, leigos e leigas e todo o povo de Deus, acolhemos com muita alegria e expectativa aquele “que vem em nome do Senhor”. Dom Adair José Guimarães, Formosa abre seu coração para viver nova experiência de Igreja e quer empregar todos os esforços para receber a fecundidade da ação do Espírito através de seu pastoreio.”

Assim que Dom Adair tomar posse na Diocese de Formosa e assumir a administração dom Paulo passa a responder somente pela Diocese de Uberaba (MG), onde é arcebispo metropolitano.

Perfil de Dom Adair

Adair J. Guimarães nasceu em 1960, em Mara Rosa, a aproximadamente 347 km de Goiânia. Aos 20 anos ingressou no Seminário de Brasília onde cursou o Ensino Médio e os primeiros anos do curso de Filosofia.

Em 1982 concluiu o curso no Instituto de Filosofia João Paulo II, da arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele também estudou Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Tem especialização em Direito Canônico Matrimonial, pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro.

Ordenado padre em 21 de dezembro de 1986, já exerceu os postos de Pároco na Catedral de Uruaçu (1987 a 1998), na Paróquia Santo Antônio, em Mara Rosa (1999 a 2005) e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu (GO). Adair foi, também, reitor do Seminário de Uruaçu; responsável pela Pastoral Vocacional e da Juventude na diocese; coordenador diocesano de pastoral; presidente da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-teológicos do Brasil (OSIB), entre outras funções.

No dia 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI para a diocese de Rubiataba-Mozarlândia. A posse, como terceiro bispo da diocese aconteceu no dia 25 de maio de 2008. Como prelado assumiu as funções de Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico da arquidiocese de Goiânia; membro da Equipe do Seminário Interdiocesano de Goiânia e bispo referência para a liturgia no Centro-Oeste.



Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário