terça-feira, 16 de abril de 2019

Rio Azuis é interditado após fiscalização encontrar problemas ambientais



O rio Azuis foi interditado para banho pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) após uma fiscalização encontrar diversos problemas ambientais no local. A atração turística fica em Aurora do Tocantins, no sudeste do estado, e é uma das mais visitadas da região.

Cinco restaurante e pousadas também foram interditados e quatro obras em andamento estão embargadas.

Entre as irregularidades constatadas pelo Naturatins estão construções irregulares, banheiros montados em local impróprio e até criações de porcos nas margens da água. O rio é um dos menores do mundo e o ecossistema é considerado delicado.

Uma barragem irregular também foi encontrada pelos fiscais. De acordo com o instituto, nenhum dos proprietários locais tinha autorização ou licença para o funcionamento dos empreendimentos. Nas redes sociais, moradores comentaram a interdição e relataram que as pousadas estão cancelando reservas que já estavam fechadas para a Semana Santa.

O Naturatins destacou que as operações de fiscalização para coibir crimes ambientais são contínuas e não tem restrição de data especial. Disse ainda que recebeu diversas denúncias sobre as irregularidades no local. Não há prazo para o fim das interdições no rio.

Não é a primeira vez que uma situação do tipo é constatada no local. Em 2017, uma vistoria encontrou construções irregulares, lixo em local inadequado, desmatamento e até movimento de caminhões próximo à nascente.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário