quarta-feira, 29 de maio de 2019

Alto Paraíso e Cavalcante/GO são contemplados no programa Investe Turismo



O programa Investe Turismo lançado na terça-feira (28) em Brasília pelo Ministério do Turismo contempla cinco municípios de Goiás: Goiânia, Alto Paraíso, Cavalcante, Pirenópolis e cidade de Goiás. O pacote de ações estratégicas para estimular o turismo visa acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade, gerar empregos e incrementar a competitividade em 158 municípios brasileiros, em todas as regiões.

O Investe Turismo é uma ação conjunta do Ministério do Turismo, da Embratur e do Sebrae. O investimento previsto é de  R$ 200 milhões em 158 municípios que envolvem 30 rotas turísticas estratégicas. No Centro-Oeste foram incluídos no programa 18 municípios. Em Goiás são três regiões turísticas inclusas: Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso e Vila de São Jorge), Negócios e Tradições (Goiânia) e Ouro e Cristais (Pirenópolis e Goiás).

Para o diretor do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a região Centro-Oeste combina dois diferenciais turísticos: “ao mesmo tempo que é o símbolo do modernismo arquitetônico, tem um bioma com rica e diversa vida selvagem”. Segundo ele, o Programa Investe Turismo atuará no fortalecimento desse produto que territorialmente é estratégico e já tem uma governança que atua de forma integrada, ressalta.

As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e também a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente. Por meio de uma plataforma online, o mapa vai identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições e órgãos públicos no setor de turismo de todo o Brasil. “Vamos transformar o Brasil no maior destino turístico da América Latina. Acreditamos e trabalharemos para isso”, destacou o ministro Marcelo Álvaro.

Seminários

Para apresentar todos os detalhes do programa serão realizados seminários itinerantes de 3 de junho a 11 de julho deste ano em todas as regiões contempladas. No Centro-Oeste, Bonito (MS) vai sediar o evento regional no dia 3 de julho. Durante o seminário estão previstas visitas técnicas para identificar as melhores práticas de inovação e qualificação dos produtos e serviços turísticos.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário