domingo, 19 de maio de 2019

IF Goiano e UEG de Campos Belos/GO realizam o IV Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores – 20,21 e 22 de maio




O IV Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores, evento organizado pelos campi da Universidade Estadual de Goiás e IF Goiano na cidade de Campos Belos, traz como tema neste ano a "Formação de professores e docência: questões, impasses e reviravoltas".

O contexto educacional atual apresenta características peculiares do qual emergem novas questões, alguns impasses e possíveis reviravoltas que, por sua vez, influenciam na atuação e, consequentemente, na formação de professores.

O notório saber, as propostas curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as avaliações externas, a valorização da educação a distância em detrimento à educação presencial, projetos como o Escola Sem Partido, Educação Domiciliar, uma possível reforma da Previdência Social que influencia a aposentadoria do professor, além de movimentos que negam os fatos históricos e defendem abertamente posturas conservadoras, são questões que impactam diretamente formação e atuação docente.

Além disso, no contexto social há novamente a recorrência de discurso que conclama a intervenção/ditadura militar como possível solução para os problemas sociais, econômicos e políticos. Esse ideário recai sobre a educação por meio daqueles que, em nome da ordem e da disciplina, defendem a militarização das escolas públicas como meio de alcançar melhores rendimentos escolares e combater a violência nos contextos escolares.

A forma como esses eventos nos provocam e espantam, apontam para uma crise democrática e nos impulsionam ao enfrentamento, à necessidade de luta por nenhum direito a menos, pela garantia dos direitos sociais e políticos historicamente conquistados. Tal contexto apresenta-se como desafio para a formação e a atuação docente nos dias atuais.

Como estamos pensando e fazendo a formação de professores tendo em vista todos esses elementos impregnados em uma sociedade marcada pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e pela veiculação rápida, mas comumente insipiente de informações, direcionarão nossas discussões no IV Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores, que seguirá essas linhas gerais, pensando no professor não como um ser de identidade fixa, mas como um ser que é afetado por todas essas relações.

As palestras e oficinas serão conduzidas pelos professores da UEG - Câmpus Campos Belos, e por professores convidados, dentre eles os professores Fabiano Arantes (IF Goiano - Campus Campos Belos), Sônia Neiva (UFT), Kátia Curado (UnB) e muitos outros.

Fonte: UEG – Câmpus Campos Belos

Nenhum comentário:

Postar um comentário