quarta-feira, 19 de junho de 2019

Iso Moreira quer centro de hemodiálise em Campos Belos/GO e defende uma agenda de obras para o Nordeste goiano



O deputado Iso Moreira (DEM) está empenhado para que a cidade de Campos Belos, no Nordeste goiano, tenha um centro de hemodiálise.

Atualmente, as pessoas que precisam desse serviço recorrem a Formosa ou Brasília, distantes 363 km e 405 km respectivamente, ou a Barreiras, na Bahia, com percurso de 248 km.

Dependendo do trajeto, o tempo de viagem pode chegar a 7 horas.

Para a maioria dos portadores de doença renal crônica, é praticamente impossível manter a rotina exigida pelo tratamento de hemodiálise, considerado vital, por realizar a função de limpar e filtrar o sangue, quando o rim não dá mais conta de fazê-lo.

Ciente da falta que faz esses serviços na região, Iso Moreira encaminhou dia 30 de abril requerimento ao secretário de Estado da Saúde Ismael Alexandrino Júnior e ao governador Ronaldo Caiado em que pede a instalação urgente do referido centro. Segundo o parlamentar, a situação é crítica.

Nos contatos feitos com o governo, o deputado defende uma agenda de obras para a região, dentre elas, as que atendam áreas prioritárias como saúde, educação e transporte.

O parlamentar ressaltou ainda o que o Nordeste goiano tem potencial de desenvolvimento, especialmente nas áreas do ecoturismo, agricultura e pecuária, e que o investimento de recursos públicos alinhado com o perfil da região traria retorno para a economia goiana.

Localização – Campos Belos integra a microrregião da Chapada dos Veadeiros, faz divisa com o estados do Tocantins e da Bahia; é considerado um polo regional e está entre os municípios mais desenvolvidos do Nordeste goiano. O acesso à região é feito pela GO-118 e pela BR-020.

Dada sua localização estratégica, a instalação do hemocentro viria beneficiar a população de várias cidades do entorno de Campos Belos, como Monte Alegre de Goiás, Divinópolis, São Domingos e Arraias.

Emendas – Municípios de várias regiões do Estado foram beneficiados com recursos de emendas parlamentares destinadas por Iso Moreira à saúde, este ano. Grande parte desses recursos será empregada na aquisição de ambulâncias para o traslado de pacientes.

A distância dos municípios ao Norte e Nordeste de Goiás em relação à Capital, onde estão concentrados os serviços públicos de saúde, é um problema que afeta toda a população.

Iso também destinou emendas para o reaparelhamento de hospitais públicos de Alvorada do Norte, Iaciara, Formosa, Cabeceiras, Turvelândia, Anápolis e Santa Bárbara de Goiás.

Fonte: Alego

Nenhum comentário:

Postar um comentário