domingo, 14 de julho de 2019

Após 16 anos, decreto institui rede do entorno do DF. 6 municípios do Nordeste Goiano fazem parte



Foi decretado na última sexta-feira (12/07), no Diário Oficial da União, a instituição da Rede Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). O decreto formaliza, trabalhos já iniciados pelo governo do Estado para fomentar o desenvolvimento dos municípios goianos localizados na região do entorno do Distrito Federal.

“O tempo do "nem" DF, "nem" Goiás, se aproxima do fim. Todos terão orgulho do nosso Estado”, comentou o governador Ronaldo Caiado (DEM) por meio do Twitter.

A missão para o desenvolvimento dessas cidades, consideradas carentes de investimento estadual foi dada ao Gabinete de Políticas Sociais (GPS), criado em abril deste ano. Desde que foi criado, o GPS já realizou duas reuniões com 21 prefeitos das 29 cidades da Ride. Ele é coordenado pela primeira-dama, Gracinha Caiado.

A exposição de demandas e apresentação de planos ao GPS foram pauta nessas reuniões. Os pedidos vão desde reconstrução de estradas, conclusão de obras e ampliação de programas sociais. Tudo isso têm sido encaminhado junto às secretarias do Estado. O acompanhamento de tudo isso, é feito em parceria com o Gabinete de Representação de Goiás no Distrito Federal, de acordo com o GPS.

O governador Ronaldo Caiado disse que vem cumprindo o que prometeu em campanha: trabalhar por todo o Goiás: “assumi o compromisso de trabalhar por todo o Estado, e é o que estamos fazendo. Não existe nenhuma conotação política na ações do Gabinete de Políticas Sociais. Não nos interessa saber se o prefeito é aliado ou adversário. Sempre vamos trabalhar por quem mais precisa!”, destacou o governador.

Até o momento, o Gabinete realizou um levantamento completo de todas as emendas parlamentares federais das 29 cidades que compõem a Ride, com objetivo de colocar o Escritório de Projetos do GPS, no Gabinete de Representação de Goiás no DF, como um apoiador dos prefeitos junto ao governo federal. Os projetos são voltados principalmente para recuperar e agilizar recursos para obras na Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura.

Desde a criação do GPS, Ronaldo Caiado determinou que o Estado trabalhe em parceria com os municípios. “A população do Entorno está descrente, cansada de promessas vazias e ressentida pelo abandono a que sempre foi relegada. Não prometeremos nada. Já estamos agindo.

Em coletiva, Gracinha Caiado reforçou que o GPS já está mostrando resultados. “O nosso compromisso é exatamente com as famílias e a mudança na vida das pessoas. O Gabinete já tem dado resultado, levando livros, arrumando estradas, levando a internet, porque isso, sem dúvida, é cidadania”.

Um dos grandes avanços nas reuniões com os prefeitos da Ride foi a assinatura de um Termo de Cooperação, que é um acordo firmado entre município e Estado para desenvolvimento de ações integradas com foco na melhoria da qualidade de vida das famílias goianas no Entorno.

O documento foi assinado por 21 cidades, das 29: Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, São João D’aliança, Valparaíso de Goiás, Vila Propício, Cristalina, Vila Boa, Planaltina e Niquelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário