segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Produtores rurais doam cerca de 200 bezerros para o Centro de Hemodiálise de Campos Belos/GO



A campanha pública para a montagem do Centro de Hemodiálise de Campos Belos ganhou nas últimas duas semanas quase R$ 260 mil reais, em doação.

As doações foram feitas em bezerros, por mais de 190 produtores rurais, de Campos Belos e das demais cidades do nordeste de Goiás e sudeste do Tocantins.

O Centro é uma batalha de centenas de pessoas, do nordeste de Goiás, sudeste do Tocantins e Oeste da Bahia, que semanalmente precisam viajar mais de 600 km, três vezes por semana, para fazer o procedimento de filtragem do sangue.

Nos doentes renais crônicos, os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue e extrair as toxinas.

Sem o procedimento, os pacientes têm poucas chances de sobreviver. Além da luta pela vida, os desgastes físicos e emocionais são chocantes.

Cansados de esperar pelo Poder Público, diversas pessoas se uniram e por conta própria resolveram montar um Centro de Hemodiálise em Campos Belos, que deve ajudar pessoas de toda a região.

Em um levantamento de dados, cerca de 60 pacientes renais crônicos moram no nordeste de Goiás e Sudeste do Tocantins e precisam ir a Palmas, Gurupi, Barreiras, Brasília, Formosa ou Goiânia para fazer o procedimento.

A prefeitura de Campos Belos cedeu o espaço físico. Os bezerros doados pelos produtores rurais serão para a compra dos caros equipamentos e para furar um poço artesiano.

Uma associação está sendo criada oficialmente, além de contas bancárias para receber doações de qualquer valor.

O advogado e produtor rural José de Souza Junior está capitaneando a ação e liderando campanha.

Fonte: Dinomar Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário