segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Restaurada escultura de Luís Pereira Cirineu, fundador da cidade de Divinópolis de Goiás





Aconteceu no último domingo (08) a reinauguração da escultura do fundador da cidade de Divinópolis de Goiás, Luís Pereira Cirineu.

A iniciativa se deu com a coordenação de sua bisneta, a Engenheira Ambiental Ana Cláudia Abreu Neres Cirineu, que juntamente com membros da família, já havia manifestado a vontade de retornar a escultura para seu lugar. Assim sendo, organizou uma tabela com a participação de toda família, para que todos doassem fundos e a escultura fosse restaurada.

Como seu trabalho e união da família, conseguiu fundos suficiente para que a escultura fosse restaurada e colocada na praça que leva o nome do fundador da cidade.

Luís Pereira Cirineu chegou a Divinópolis (Galheiros), através de um cargo criado para ele na agencia dos correios. Era um homem de visão, lutou para o desenvolvimento e crescimento do município.

Tinha amizade sólida com políticos da época, conseguindo assim a emancipação da cidade. Seu sonho era ser candidato a prefeito pelo município, mas devido seu estado de saúde, foi impedido de realiza-lo.

Em reunião com lideres políticos, como não tinha condições de ser candidato, escolheu sua nora Felismina Aires Cirineu (Dona Filu), que se tornou a primeira prefeita mulher eleita pelo voto democrático no estado de Goiás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário