A1

sábado, 26 de novembro de 2016

Começa o Encontro Jovem em Alto Paraíso de Goiás



Tem início nesta sexta-feira, dia 25, e segue até a segunda-feira, dia 28, o Encontro Jovem de Alto Paraíso (Enjap), promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). A Cidade da Fraternidade, no município de Alto Paraíso, no interior do Estado, sedia no Educandário Humberto de Campos a primeira edição do encontro.

O Enjap é uma ação que reflete a participação do Governo de Goiás, por meio da Seduce, na ação global coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e definida pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O município de Alto Paraíso foi escolhido para ser piloto do programa numa movimentação colaborativa para a torná-lo referência de sustentabilidade no País. O programa conta com a chancela do governo estadual e o empenho do governador Marconi Perillo e da secretária Raquel Teixeira, além do apoio da prefeitura local e de entidades da sociedade civil organizada, representadas pela Associação Awaken Love.

Estudantes

Participam do Enjap 130 jovens, todos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas, públicas municipais e estaduais e privadas, de Alto Paraíso. No encontro, os estudantes poderão vivenciar experiências voltadas para o desenvolvimento da criatividade e para a promoção da sustentabilidade.

A programação inclui 20 vivências pedagógicas, atividades culturais variadas (cinema, sarau, apresentações musicais, festa), além das ações da Praça da Juventude, onde serão realizadas sessões de relaxamento e de atendimento à saúde. A coordenação do evento é da diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcântara.

IPE Artes

Ainda dentro do plano de ações do Governo de Goiás para o alcance dos 17 ODS da ONU, está prevista a criação, por meio da Seduce, do Instituto de Pesquisa e Extensão em Arte, Educação e Sustentabilidade (IPE Artes).

Com sede na cidade de Alto Paraíso, a instituição atenderá, a longo prazo, todo o território da Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, que inclui também outros cinco municípios do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O IPE Artes terá, já no próximo ano, ações de formação inicial e continuada e cursos em diversas modalidades nos eixos: Arte/Educação, Sustentabilidade, Cultura de Paz e Educação para a Diversidade.

O objetivo das ações educativas do IPE Artes é favorecer o protagonismo e a autonomia da comunidade local contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade crítico-criativa e do empreendedorismo social.

A missão do instituto é transformar o território, por meio de parcerias com instituições atuantes na região, em Cidades Educadoras e Comunidades de Aprendizagem, que possam servir, posteriormente, de modelos a serem irradiados para outras localidades.

Com informações Seduce

Um comentário:

  1. SOU Mario Alberto Garcia, sempre me interesse pela cidade de alto paraíso de goias não tive a sorte de conhecer a mesma mas proximamente ire para realizar meu sonho,desde já muito obrigado e um abraço fraterno a todos.

    ResponderExcluir