quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás inaugura nova vara em Posse/GO



O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, instalou na segunda-feira (15) quatro novas unidades judiciárias: a 2ª Vara, na comarca de Posse, e 4ª Vara Cível, 3ª Vara Criminal e a Vara Regional de Execução Penal, em Formosa. A medida faz parte do plano de reestruturação judiciária, previsto na Lei nº 20.254/2018.

Durante a manhã, em Posse, o presidente destacou que as mudanças “são uma verdadeira revolução no Poder Judiciário, no âmbito de primeiro e segundo graus, com a criação de 33 novas varas e seis novos cargos de desembargadores”.

Com cerca de 40 mil habitantes, a comarca de Posse abrange também o município de Guarani de Goiás.

Considerada cidade polo da região nordeste do Estado, Posse tem algumas peculiaridades que repercutem nos processos judiciais, conforme conta o diretor do foro local, José Machado de Castro Neto. “Muitas pessoas trabalham em fazendas próximas e usam Posse como cidade dormitório – dessa forma aumenta a demanda de tipos específicos de processos, como acidentes de trânsito nas estradas, furtos nas residências que ficam vazias durante o dia, brigas em bares à noite”, conta.

São 7 mil processos em tramitação em Posse, atualmente distribuídos entre Vara e Juizado Especial. Agora, com a 2ª Vara, a distribuição de processos será diferenciada: a nova unidade abordará crimes dolosos contra a vida, Tribunal do Júri, Fazendas Públicas e Registros Públicos, enquanto a antiga, execuções penais, infância e juventude. Ambas cuidarão de família, sucessões e crimes em geral.

Ainda na solenidade, a presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil – Goiás (OAB-Goiás), Juliana Chaves Siqueira, frisou que, “com a nova unidade judiciária, advogados e população terão celeridade na prestação jurisdicional”. A opinião é compartilhada pelo prefeito, Wilton Barbosa, que afirmou representar os cidadãos do município ao se mostrar “satisfeito com a medida que atende aos anseios da sociedade”.

Participaram também da solenidade os juízes auxiliares da Presidência Clauber Costa Abreu, Romério do Carmo Cordeiro, o juiz substituto Gustavo Costa Borges, o procurador geral do Estado Murilo Rubens Magalhães e o delegado de Polícia Civil Jadiel Albert Ribeiro Barbosa.

Fonte: TJGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário