sábado, 28 de setembro de 2019

4ª Edição do Programa Alego Ativa foi realizado em Alvorada do Norte/GO



A Assembleia Legislativa realizou neste sábado (28), a 4ª edição do programa Alego Ativa, desta vez em Alvorada do Norte, no nordeste goiano, município que possui cerca de 9 mil habitantes.

O evento foi realizado na Escola Municipal Professora Odília Justa da Silva, durante todo o dia. Mais de 4 mil pessoas foram atendidas durante o evento.

Trata-se de um programa itinerante de assistência social que tem a finalidade de ampliar a representatividade do Parlamento goiano e o seu envolvimento com a sociedade. O Alego Ativa é de autoria da Mesa Diretora desta 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), e tem parceria com diversas instituições públicas e privadas.

O presidente diz não ter dúvida de que o Alego Ativa auxilia os municípios e reforça o atendimento às suas demandas. “O projeto é a Assembleia Legislativa chegando mais próxima da comunidade, mostrando a realidade do Parlamento e conhecendo as demandas das nossas cidades. A intenção é ouvir a sociedade e trazer essa discussão até a Casa de Leis para poder melhorar o nosso estado”, afirma Lissauer.

Nesta edição, foram oferecidos atendimentos na área de saúde, como oftalmologia e odontologia, teste de glicemia e aferimento de pressão. Já na área jurídica, a assistência foi dada pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO); também houve triagem de documentos para emissão de Carteira de Identidade e Identidade Jovem (benefício que dá a jovens com idade entre 15 e 29 anos acesso a eventos culturais, transporte interestadual e outros serviços pagando meia entrada) e Carteira de Trabalho.

Durante todo o evento, houve apresentações culturais de artistas da região e atividades de entretenimento e lazer para crianças e adultos. foram ofertados, ainda, atendimentos na área de beleza, como corte de cabelo masculino e feminino, e barbearia. A comunidade também pode levar para casa mudas de plantas do Cerrado oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).

Vários parceiros da Assembleia ofereceram cursos de treinamento e qualificação profissional. Foram ministrados os cursos “Senar no campo”, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); “Fabricação de produtos de limpeza”, que foi oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e “Como agir em situações de emergência”, que foi aplicado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Trazer os deputados pra conhecer a realidade da região, é isso que a Assembleia precisa fazer, estar próxima da população mostrando a importância do poder Legislativo, até porque, é lá na Assembleia que passa todos os processos importantes para a vida do cidadão, então nós precisamos conhecer a realidade e a necessidade de cada região”, disse Lissauer em seu discurso no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário