segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Combate à carne clandestina: operação do MP e parceiros apreende mais de 12 toneladas em Formosa/GO



Em mais uma operação deflagrada dentro do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina, foram apreendidas mais de 12 toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo em Formosa e no Distrito de Cabeceiras. A operação ocorreu entre os dias 10 e 12 de setembro, mobilizando o Ministério Público de Goiás e os órgãos parceiros no projeto.

O balanço da ação aponta a apreensão de 12.156 quilos (kg) de produtos de origem animal irregulares nos locais visitados no município, entre eles, produtos sem inspeção, sem rotulagem, com prazo de validade vencido, fora dos padrões de higiene, dentre outras irregularidades. Foram inspecionados, ao todo, 28 estabelecimentos, tendo sido registradas ocorrências em 18 deles.

Os produtos apreendidos foram inutilizados e descartados. Os estabelecimentos comerciais que foram fiscalizados poderão apresentar defesa e terão oportunidade para se adequar, continuando a ser monitorados pela fiscalização local.

A ação foi articulada pela área de Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional do MP-GO, coordenado pelo promotor Delson Leone Júnior, e pelo promotor João Paulo Cândido dos Santos Oliveira, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Formosa. A iniciativa teve como objetivo combater o abate e a comercialização de produtos de origem animal clandestinos nos estabelecimentos de abate, manipulação e comercialização de produtos de origem animal.

Participaram, em conjunto com o MP-GO, órgãos parceiros: Agrodefesa, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, além da Superintendência de Polícia Técnico-Científica e Polícias Civil e Militar.

Fonte: MPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário