quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Base descentralizada do SAMU é inaugurada em Campos Belos/GO





Por Jefferson Victor,

Foi inaugurada nesta terça feira (01), a sede do SAMU, denominada Base Descentralizada Zé da Silva, uma justa Homenagem ao saudoso José da Silva, pai do vereador Gilson.

O evento aconteceu por volta das 10 horas da manhã, e foi acompanhado por moradores, políticos, profissionais da área de saúde e algumas autoridades de cidades vizinhas que estiveram presentes para prestigiar nem só a inauguração, mas também a comemoração dos 65 anos de emancipação do município.

Familiares do homenageado estiveram presentes em massa durante a solenidade de inauguração, inclusive, Marilene Silva, a caçula, era só sorriso, estava visivelmente feliz e agradecida pela homenagem ao seu pai.

O prédio fica localizado próximo ao Hospital Municipal e é composto por 01 ampla sala de recepção, com sofás, televisor, 02 salas de repouso, sendo uma masculina e outra feminina ambas com banheiro, 01 DML (Sala de limpeza), 01 sala de materiais, 01 copa, 01 banheiro para o público, 01 grande área de lavagem dos veículos, 01 sala de pertences e 01 sala de material sujo.

A SAMU de Campos Belos é composta por duas ambulâncias, 04 condutores, 06 socorristas entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, plantão 24 horas de segunda a segunda.

O objetivo principal das viaturas é dar socorro de emergência no município de Campos Belos e também vias de acessos a outras localidades, e em casos de extrema gravidade a viatura recebe respirador portátil e monitor, assumindo a função de UTI, e com autorização da base em Formosa pode se deslocar até grandes centros em busca de salvar vidas.

De acordo com o responsável técnico pela unidade, essa obra foi necessária para a manutenção desta unidade no município.

O Ministério da Saúde deixou de mandar verbas pela falta de estrutura, de uma base, e que durante todo esse período a Prefeitura vem bancando todas as despesas.

Segundo o informante, após a inauguração encaminharam documentação ao Ministério da Saúde reivindicando verbas relativas à manutenção dos serviços.

O SAMU – Serviço Móvel de Atendimento de Urgência, atende pelo telefone 192, de nossa região essa ligação chega a Formosa (GO), que é a base regional, e de lá vem a autorização para deslocamento das viaturas.

Indagado sobre a possibilidade dessas ligações serem direcionadas a Campos Belos, o responsável informou que uma base só se forma com uma população superior a 300 mil habitantes, Formosa é sede por ser a maior cidade, e que para obter tal número, utilizou os municípios vizinhos, incluindo-se aí Campos Belos.

SAMU 192

“O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário