terça-feira, 8 de outubro de 2019

Teresina e Flores de Goiás ainda estão com a taxa de vacinação contra o sarampo abaixo de 50%



Tem início na última segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo em todo o país. Em Goiás, a iniciativa foi lançada na sexta-feira (4) durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

A proposta será dividida em duas fases. A primeira ocorre entre 7 e 25 de outubro e visa imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já a segunda etapa será no período de 18 a 30 de novembro e terá como foco jovens com idade entre 20 e 29 anos.

Segundo o secretário de saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, a pasta recebeu na segunda quinzena de setembro 150 mil doses para vacinação de rotina e outras 80 mil para a imunização em período de campanha. Entre 30 de setembro até esta sexta-feira (4), a pasta reabasteceu 18 regionais e 246 municípios.

O objetivo da campanha, conforme expõe Alexandrino, não é apenas imunizar as pessoas pertencentes aos grupos de risco, mas também conscientizá-las sobre a importância da vacina. “São mais de 900 salas de vacinação disponíveis em todo o estado e, aproximadamente, 1,8 mil servidores da saúde estão envolvidos”, esclarece.

Para conseguir combater o vírus, a pasta organizou uma série de ações a serem realizadas em parceria com os municípios goianos. Dentre elas, capacitação em vigilância epidemiológica do sarampo, elaboração de notas técnicas e alertas epidemiológicos, monitoramento diário das notificações de casos suspeitos de sarampo e assessoria técnica aos municípios.

Cobertura Vacinal

A cobertura vacinal do sarampo em crianças menores de um ano de idade está em 84,25%. A meta, conforme a pasta da saúde, é atingir 95%. Sete municípios ainda estão com a taxa abaixo de 50%. São eles Faina, Flores de Goiás, Itapirapuã, Santa Rita do Araguaia, Novo Planalto, Pilar de Goiás e Teresina de Goiás.

Já a porcentagem de goianos com idade entre 1 e 49 que estão imunizados contra o sarampo é de 82,1%. Estão abaixo de 50% de cobertura vacinal 17 municípios: Adelândia, Amaralina, Anicuns, Baliza, Ceres, Cidade Ocidental, Gameleira de Goiás, Itapaci, Jaraguá, Mimoso, Nova Glória, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Sanclerlândia, Santa Rita do Novo Destino, São João da Aliança e Uruana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário