domingo, 3 de novembro de 2019

Governador Ronaldo Caiado anuncia R$ 81 milhões para investimentos no Parque Estadual de Terra Ronca



O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado anunciou a aprovação de R$ 81 milhões de recursos de emenda parlamentar para recuperar o Parque Estadual de Terra Ronca, nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás.

O Governo tem como objetivo com esse investimento alavancar o turismo, além de levar desenvolvimento, emprego e renda para a região Nordeste de Goiás.

O Governador agradeceu o deputado federal deputado Lucas Vergílio, que se empenhou para buscar recurso, ao presidente da Goiás Turismo Fabrício Amaral e ao Renato que tanto trabalham pelos goianos.

O Parque Estadual de Terra Ronca, com área aproximada de 57 mil hectares, está localizado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos. O parque abriga um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina, muitas delas ainda não mapeadas.

A formação do complexo deve-se à ação dos rios que nascem na Serra Geral, ganham volume sobre os maciços de quartzito e erodem o maciço de rochas calcárias, localizado dentro do parque. O nome Terra Ronca deriva do rugido dos rios que atravessam as cavernas e do burburinho das cachoeiras que se formam no seu interior.

A gruta mais conhecida é a que dá nome ao parque, Terra Ronca, que se caracteriza pelo seu enorme pórtico e pela grandiosidade dos salões. O vão de entrada atinge 96 metros de altura e 120 metros de largura, com salões medindo 760 metros de comprimento e 100 metros de altura, onde ocorre anualmente a cerimonia religiosa de Bom Jesus da Lapa.

Destacam-se também a gruta de São Mateus, uma das maiores do país; a gruta Angélica, que pode ser contemplada com uma travessia de sete horas por suas infindáveis galerias subterrâneas; e a gruta São Bernardo/Palmeira, com salões repletos de curiosidades e em cujo interior unem-se dois rios. A região é coberta pela vegetação do cerrado e cortada por vários rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário