quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Prefeito de São Domingos/GO, Cleiton Martins opina sobre a PEC que propõe a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes



O prefeito de São Domingos, no nordeste goiano, Cleiton Martins, falou sobre possibilidade de extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, foi entregue pelo governo federal ao Congresso. A previsão é de que 92 cidades no Estado possam deixar de existir, das 246 existentes.

Apesar do município de São Domingos não se enquadrar nos requisitos da proposta do governo, mas se a proposta for aprovada o município irá crescer, ganhando dois distritos e um povoado, além de assentamentos e comunidades rurais.

“Não acho a linha correta, à medida que estende muito o município, tende a faltar acompanhamento, atendimento devido as regiões. Tudo que é muito grande obviamente ser torna mais complexo a questão administrativa, principalmente tratando do ponto de vista público. Se a intenção do governo é reduzir custo, tem que fazer nos primeiros escalões, reduzindo a quantidade de deputados, ministérios e implantando um processo de comissões através de um sistema de concurso com pessoas qualificadas, remuneradas adequadamente, não com megas salários. Cortar fortemente o luxo que ganham os parlamentares, auxílio pra tudo, tem como reduzir bastante, reduzir o número de agentes dos poderes e trabalhar de forma intensiva o potencial que o Brasil tem. Aperfeiçoar a mão de obra, fazer com que grandes políticos se tornem grandes empresários na geração de emprego e renda”, disse Cleiton Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário