sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Realizada audiência pública sobre aplicação de R$ 83 milhões na região do Parque Estadual de Terra Ronca




Realizada a primeira audiência pública na tarde desta sexta-feira (29) no Parque Estadual de Terra Ronca, ponto turístico localizado entre os municípios de Guarani e São Domingos no Nordeste do Estado. O objetivo foi discutir com a população e autoridades da região melhorias para aumentar o turismo no local.

O Parque Terra Ronca tem uma área preservada que abriga centenas de cavernas. A reunião foi para discutir como efetivar recursos provenientes de emendas impositivas de deputados federais, para beneficiar os municípios com infraestrutura para facilitar e aumentar o acesso turístico a grutas e cachoeiras da região.

A audiência teve a participação do governador Ronaldo Caiado, Deputados Federais; victor Hugo e Flávia Morais, Deputados Estaduais; Paulo Trabalho, Tião Caroço, Bruno Peixoto e Coronel Adailton que é o presidente da comissão de turismo. Além do presidente da Goiás Turismo, Fabricio Amaral, Secretária de Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável, Andreia Vulcanis, o prefeito de São Domingos, Cleiton Martins, prefeito de Guarani de Goiás, Volney, prefeito de Divinópolis, Charley Tolentino, prefeito de Posse, Wilton Barbosa e vereadores de vários municípios.

O tema da audiência foi sobre a preservação ambiental e incremento do turismo na região no Parque Estadual Terra Ronca.

Os prefeitos de Guarani e de São Domingos defenderam o turismo na região, com investimento em infraestrutura.

A população pode fazer perguntas e debater sobre a efetivação de recursos, oriundos de emendas impositivas dos deputados federais, para beneficiar e estimular o turismo na região.

Ao todo são R$ 83 milhões de emendas para investir na região do Parque Estadual Terra Ronca. A intenção do governo é nobre: alavancar a região e internacionalizar o turismo no Estado.

O Deputado Estadual Paulo Trabalho disse “Nós precisamos conciliar desenvolvimento com meio ambiente, não da só pra pensar em meio ambiente e esquecer das pessoas e nem o contrário, por isso a secretária de meio ambiente está aqui para ouvir os proprietários de terras dentro do parque que até hoje não foram indenizados. Precisamos da integração da rodovia Guarani a São Domingos, precisamos também da rodovia do Boi que é a GO-110, da GO-447 de Divinópolis a Campos Belos, para que façamos o roteiro turístico do nordeste goiano. Tem países que sobrevivem somente de turismo e o nordeste goiano com tantas belezas naturais com certeza tem potencial imenso na geração de emprego e renda para melhorar a vida da população”.

O governador Ronaldo Caiado diz priorizar a região nordeste do estado “Pela minha formação de médico e formação familiar, sou um homem que gosta das tradições do interior e amo o estado de Goiás. Nós escolhemos investir nos 62 municípios mais carentes do estado, vou dar incentivos para esses municípios que estão em condições de desigualdade sociais. Aqui na região de Terra Ronca através e emenda da bancada federal serão investidos 83 milhões”

“Um senhor de Campos Belos desistiu de viver porque não aguentava mais entrar numa Vam para fazer hemodiálise em Formosa, dia sim, dia não, andando mais de 600Km, não tendo um minuto de paz e tranquilidade na vida”, disse o governador.








Nenhum comentário:

Postar um comentário