sábado, 14 de dezembro de 2019

Idoso de 103 anos esbanja bom humor, dirige diariamente e conta segredo: ‘Cuidadoso com alimentação'



O aposentado Vianelo Coelho da Silva tem 103 anos é um exemplo de bom humor e disposição. Morando em Nerópolis, Região Metropolitana de Goiânia, dirige seu carro diariamente pela cidade e conta o segredo para manter uma boa saúde:

“Álcool e cigarro não. Sempre fui muito cuidadoso com a alimentação. Comida da roça, aquela antiga. Arroz, feijão, verdura, um ovo, carne, comida normal”, disse.

A genética da família é boa. A mãe viveu até 101 anos e um irmão morreu com 100 anos. Para os familiares, ele acaba sendo um exemplo a ser seguido. “O médico disse que na minha idade, sem diabete, sem colesterol, sem triglicérides, pressão 12 por 8, é quase impossível”, disse o aposentado.

Vianelo já trabalhou na roça, foi vereador, vice-prefeito, trabalhou em padaria, teve frota de ônibus e foi motorista de caminhão. Ele se lembra quando tirou a primeira habilitação para dirigir, em 1946, quando tinha 30 anos.

Trabalhando como caminhoneiro, levava cimento para a construção de Brasília. “Não tinha nenhum tijolo em cima do outro em Brasília, só tinha buraco e casa de tábua. Tinha que encher o tanque, comprar um tambor de 200 litros, por dentro da carroceria, comprar uma mangueira grande e ir tocando. Quando a gasolina acabava, você subia no caminhão e enchia. Fazia isso duas vezes até chegar no primeiro posto”, se lembra.

Há pouco mais de um mês, renovou a carteira. “Eu falei com ele: ‘Doutor, tem uma coisa engraçada, a minha carteira é sem óculos, será que dá?’. Ele pediu para eu ler as letras de cima e eu disse que não gostava de perder tempo, que eu ia ler já as pequeninhas”, disse, rindo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário