segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Podemos avalia que Márcio Passos pode superar polarização e ser eleito prefeito de Posse/GO

Márcio Passos: pré-candidato a prefeito pelo Podemos 

Wilton Barbosa, prefeito de Posse: apesar do desgaste, controla a máquina 

Há vários grupos políticos em Posse, cidade do Nordeste goiano. Há as facções do prefeito Wilton Barbosa,  do PSDB, do deputado estadual Iso Moreira, do DEM, do deputado estadual Paulo Trabalho, do PSL, e de Márcio Passos, do Podemos.

Até aliados admitem que o prefeito Wilton Barbosa está “desgastado” (conseguiu poucas obras no governo de José Eliton, seu primo; exceto asfalto. Ele quer reduzir a carga horária dos servidores, o que está provocando uma crise). Entretanto, por ter o controle da máquina, a maioria sustenta que deve ser candidato à reeleição. O empresário e maçom Valcir Baron é a alternativa do PSDB. Há quem aposte que vai sair do partido para conseguir ser candidato. Baron gostaria de ser um candidato de consenso, o que, no momento, é tido como impossível — dada a multiplicidade de pré-candidatos.

Corre a informação de que Wilton Barbosa pode trocar o PSDB pelo PP. Warner “Vavá” Barbosa, chefão tucano no município, é primo de Wilton Barbosa e de José Eliton. Ele pode ser a alternativa do tucanato no município.

Paulo do Trabalho cogita lançar candidato a prefeito, mas não definiu o nome. Seu cunhado Demétrio Trabalho é o mais cotado, mas o vereador Fabrício Alves é a alternativa. Ressalve-se que o grupo do parlamentar só tem um vereador no município, quer dizer, não é forte na cidade.

Iso Moreira trabalha com duas pré-candidatas: Solange Valente, do PDT, e Maria Gilvanice (coordenadora regional da Secretaria da Educação). Há quem aposte que, agora, Solange Valente é mais forte. Mas, como a escolha será feita só no próximo ano, depois de junho, não se sabe em qual nome o deputado vai apostar em definitivo.

Políticos locais sugerem que Maria Gilvanice pode ser vice do prefeito. E frisam que, até agora, o DEM não iniciou a formação de sua chapa para vereador.

O deputado federal José Nelto, presidente do Podemos em Goiás, lançou a candidatura de Márcio Passos. Numa visita à cidade, disse que a postulação é irreversível. O parlamentar afirma que Passos trabalhará com planejamento e um marketing afiados. A campanha terá como mote a renovação da política de Posse. Pesquisas apontam que a população quer mudança. Passos nunca foi prefeito ou vereador e quer conversar com os líderes da base do governador Ronaldo Caiado, com o objetivo de articular uma frente política.

A tese do Podemos é que Márcio Passos pode romper a polarização e ser eleito prefeito de Posse. Mas há quem discorde. Um político local sustenta que, para ser eleito, o jovem político criar uma ampla frente política. “O que não será fácil. Pois a base do governador pode pressionar pelo lançamento de um político ligado ao deputado Iso Moreira.”

Minguito, Ronaldo Caiado e Solange Valente;  ela pode ser candidata com o apoio de Iso Moreira, do DEM 

Maria Gilvanice e Iso Moreira: a educadora pode ser bancada pelo deputado

Fonte: Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário