quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

CNT: Trechos da BR-020 e GO-118 têm geometria ruim



Motoristas que trafegam pelas rodovias BR-020 e GO-118, no nordeste goiano, devem redobrar a atenção. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que trechos das duas rodovias têm geometria classificadas como ruim ou péssima.

São consideradas pistas com geometria insatisfatória aquelas sem dispositivo de proteção – como guard rail –, com pistas simples de mão dupla, sem faixas adicionais em viadutos e ainda com engenharia malfeita, que costumam acumular água. Tais adversidades colaboram para a ocorrência de acidentes.

A GO-118, principal caminho do Distrito Federal para Campos Belos (GO), tem um longo trecho marcado pela CNT como irregular.

Na BR-020, um trecho na altura de Vila Boa, em Goiás, é conhecido pela alta incidência de colisões frontais e derrapagens que fazem carros serem “lançados” para fora do asfalto.

As curvas sinuosas em formato de “S” também impõem perigo maior aos condutores. No Km 84, o afunilamento da pista na entrada de uma ponte força motoristas a redobrarem a atenção para evitar colisão com a estrutura.

Na avaliação da CNT, a falta de modernização das estradas faz com que se crie condições geométricas desfavoráveis.

Os problemas geométricos mais perigosos são as curvas sinuosas e a falta de acostamento em pistas simples de mão dupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário