segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O Popular publica opinião de leitor de São Domingos/GO sobre as eleições municipais



“Com as novas regras nas eleições municipais de 2020, montar uma chapa para o Legislativo virou um jogo de xadrez. Com o fim das coligações partidárias, os partidos têm a obrigação de montar suas chapas independentes, podendo coligar apenas com o Executivo. Com isso teremos uma grande redução de partidos nas eleições.

O quociente eleitoral vai continuar existindo, que é a divisão da quantidade de votos válidos para vereadores, dividido pelo número de vagas na Câmara.

Muitos pensam que com as novas regras serão eleitos os candidatos com mais votos no geral, e não é assim, vão ser eleitos candidatos mais votados dentro do partido que atingiu o quociente, meio complicado para alguns entenderem, mas de suma importância para os candidatos ao Legislativo; um movimento errado coloca em cheque a sua campanha. Vários pontos devem ser analisados, e algumas perguntas devem ser feitas antes de tomar a decisão.

Por exemplo: o partido pelo qual vou me candidatar tem possibilidade de atingir o quociente? Quais são os candidatos que vão disputar no partido? As estratégias começam a ser montadas”.

Renato J. de O. Júnior
São Domingos - Goiás


Nenhum comentário:

Postar um comentário