A1

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Como fazer um mochilão na Chapada dos Veadeiros



Conhecido como um dos pontos turísticos de Goiás mais procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros, a Chapada dos Veadeiros se localiza no coração do Brasil. Um retrato exuberante da biodiversidade do Cerrado, a região é marcada pela farta vegetação entranhada por cachoeiras, vales e lagos. Essa área do país é característica por ter poucas chuvas de abril a setembro, fazendo com que esse período seja o mais indicado para quem quer conhecer a chapada.

Localizada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma das unidades de conservação mais visitadas do país, o lugar abriga todo tipo de viajante: os aventureiros que adoram horas de caminhada e trilhas, os espiritualizados que buscam centros holísticos de terapia, os casais que buscam um aconchego com a natureza e as famílias, que adoram um bom mergulho em cachoeiras.

Constituída por uma área de 65 mil hectares e formada por cinco municípios — Colinas do Sul, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, São João d’Aliança e Teresina de Goiás —, a região está a 220 km de Brasília, que é uma das principais cidades por onde passam turistas a caminho da chapada.

Além da diversidade de paisagens, o lugar também oferece diferentes tipos de hospedagens: hostels, acampamentos e alguns hotéis. Para quem fica em Brasília, existem ônibus que vão diariamente para a chapada, declarada como Patrimônio Natural das Humanidades pela UNESCO, em 2001.

Visitação

Como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi concedido à iniciativa privada em 2019, algumas visitações na chapada hoje requerem o pagamento de taxas que variam de R$ 3 a 33. Entre esses lugares está o Vale da Lua, um conjunto de formações rochosas formadas pela infiltração de corredeiras das águas cristalinas do Rio São Miguel. O nome surgiu pelas semelhanças entre as rochas e o solo lunar.

Para visitar alguns locais, é necessário estar acompanhado por guias turísticos credenciados, como é o caso de terras quilombolas, que dão acesso a cachoeiras como Santa Bárbara e o Complexo do Prata. Outro passeio conhecido é a Travessia das Sete Quedas, uma caminhada de 30 km e que leva quase dois dias de viagem.

Alto Paraíso é o município mais populoso e frequentado por turistas. Nele, está a Cachoeira das Loquinhas, que apresenta águas azuis cristalinas e degraus de pedra por onde a água desce. A Catarata dos Couros também é uma boa pedida para quem gosta de quedas d’água mais altas. Pelo difícil acesso, a Cachoeira dos Macacos não é muito frequentada pelos viajantes, mas oferece várias quedas e gargantas d’água.

Esportes radicais

A Chapada dos Veadeiros é cheia de bons roteiros para quem gosta de trekking. Além da Travessia das Sete Quedas, uma opção é a Travessia Leste, que inclui os bonitos vales dos rios Macacão e Macaquinho. Para esse tipo de passeio, prepare as pernas e durma cedo, pois as caminhadas exigem um corpo descansado.

Culinária

A gastronomia do Cerrado também é cheia de sabores e um dos pratos típicos da região é a matula, composta por carne de lata — técnica antiga de conservação de alimentos, desenvolvida por tropeiros —, feijão tropeiro, arroz, mandioca, paçoca de carne de sol e abóbora. Para acompanhar, uma das famosas cachaças do Cerrado pode ser uma boa ideia. Frutas como o pequi, o baru e o buriti também dão o sabor característico da região.

Dicas de viagem

Poucos são os locais com caixas eletrônicos na chapada, por isso, sempre tenha dinheiro com você, especialmente nos municípios menores e menos frequentados. Muitas vezes, devido a falhas do sinal da internet, fica difícil realizar pagamentos com cartão, o que demanda ainda mais dispor de dinheiro em espécie.

 Antes das trilhas, confira se os tênis estão confortáveis e leve uma mochila pequena, com água, protetor solar e alguns alimentos. Boné é outra peça do vestuário fundamental para as trilhas do Cerrado, onde o sol costuma ferver, especialmente nos meses de verão. Com tantas opções de lugares para conhecer e pernoitar, dificilmente a Chapada dos Veadeiros não estará na lista de um bom mochileiro.

Fonte: Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário