A1

quinta-feira, 12 de março de 2020

Secretário testa positivo para coronavírus e Bolsonaro passa a ser monitorado para vírus. Trump também esteve com secretário



A confirmação do contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) do secretário especial da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, acendeu sinal de alerta nos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos Estados Unidos, Donald Trump.

A revelação ocorre em novo dia de pânico no mercado, com duas suspensões das atividades da Bolsa de Valores de São Paulo e a elevação inédita do dólar para R$ 5. O Banco Central teve de intervir para impedir um cenário ainda pior.

Wajngarten fez parte da comitiva brasileira que estava nos Estados Unidos e se reuniu com Trump em um resort na Flórida no início da semana. O contato entre eles tem sido destacado por jornais norte-americanos.

Ao divulgar nota em que confirma a contaminação do secretário, o Planalto informou que avisou autoridades ligadas a Trump para tomarem as providências que julgarem necessárias.

Segundo o comunicado, toda a comitiva, inclusive Bolsonaro, está sob monitoramento. O presidente deve passar por testes médicos. "O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República".

Trump minimizou o episódio e disse não estar preocupado por ter tido contato próximo com Wajngarten. O secretário tirou fotos com o presidente americano.

Pela quarta vez na história a Bolsa de Valores de São Paulo entrou duas vezes em circuit breaker em um mesmo dia. O mecanismo é acionado quando ocorrem oscilações atípicas e negativas do mercado de ações. As negociações foram suspensas hoje por meia e uma hora, respectivamente. Outras duas paralisações já haviam ocorrido nesta semana.

O primeiro circuit breaker desta quinta ocorreu às 10h22. A queda da bolsa era de 11,65%. A segunda parada aconteceu às 11h12. O indicador de desempenho das ações negociadas caiu para mais de 15%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário