quinta-feira, 23 de abril de 2020

IBGE enfrenta dificuldades na coleta por telefone em Goiás. IBGE Posse/GO trabalha em 14 municípios do Nordeste Goiano



Devido à pandemia do COVID-19, e atendendo às recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde, o IBGE está realizando todas suas pesquisas por telefone. Uma das mais afetadas pela mudança do estilo de coleta é a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio Contínua - PNADC, que realiza um detalhado retrato do mercado de trabalho brasileiro.

As informações produzidas por essa pesquisa são de fundamental importância para o país, estados e capitais nesse momento da pandemia, pois elas mostrarão o impacto do COVID-19 no mercado de trabalho e na economia.

Em Goiás, no mês de abril, está previsto o contato com 2556 domicílios distribuídos em 143 municípios para a realização da coleta da pesquisa. Além das áreas urbanas, também serão contactados domicílios na zona rural de 75 desses municípios. Mas os entrevistadores do IBGE enfrentam um novo desafio: com entrevistas exclusivamente por telefone, aumentou a porcentagem de pessoas que se recusam a participar. Seja por insegurança ou desinformação, os entrevistados que não respondem ou interrompem a entrevista antes do término prejudicam a coleta de dados essenciais para que o IBGE possa traçar um retrato fidedigno da realidade brasileira.

A agência do IBGE Posse -GO trabalha em 14 municípios do Nordeste Goiano, e conta com a ajuda de todos para que possa continuar produzindo as estatísticas oficiais que são de suma importância para nosso País.

Visando uma maior transparência e segurança à população dos domicílios selecionados, o IBGE em Goiás enviará cartas e/ou telegramas oficiais com as informações básicas sobre a pesquisa, além dos contatos dos entrevistadores e supervisores responsáveis pela coleta das informações.

Outra ação de grande importância para assegurar o máximo de tranquilidade aos selecionados da pesquisa é a instituição do WhatsApp Business em todos as 21 agências do IBGE espalhadas pelo estado, agilizando a comunicação oficial da instituição junto aos entrevistados.

Continua sendo essencial a confirmação da identidade do entrevistador antes do fornecimento de qualquer informação. Essa confirmação poderá ser feita pelos canais:

- Internet: respondendo.ibge.gov.br
- E-mail: ibge@ibge.gov.br
- Telefones: 0800 721 8181 ou (62) 3239-8126

Nenhum comentário:

Postar um comentário