domingo, 3 de maio de 2020

Atos de vandalismo no Parque Estadual de Terra Ronca




O Parque Estadual de Terra Ronca, localizado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos, na região nordeste do estado é o maior complexo de cavernas da América Latina.

Atos de vandalismo estão sendo registrados nas cavernas do parque. Pichações com nomes e datas escritas com carvão em pedras das grutas.

As pessoas que forem flagradas pichando dentro do parque podem responder por crime ambiental e vandalismo contra o patrimônio. Elas podem ficar presas por até um ano e pagar multa.

Além das pichações, gados estão soltos dentro do parque. Centenas de cabeças estão espalhadas pelo parque. Muitas propriedades estão dentro da área do parque e aguardam acordos de indenizações com o governo para deixar o local.

O Parque Estadual de Terra Ronca, criado pela Lei 10.879, de 7 de julho de 1989, possui uma área de, aproximadamente, 57.000 hectares.

O seu objetivo é preservar a fauna, a flora, os mananciais e, em particular, as áreas de ocorrências de cavidades naturais subterrâneas e seu entorno, protegendo sítios naturais de relevância ecológica e reconhecida importância turística, assegurando e proporcionando oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.




Um comentário:

  1. Tem até condutor que picha as placas na entrada de Terra Ronca I, com interesse em conduzir turistas - Mau exemplo total !

    ResponderExcluir