sábado, 16 de maio de 2020

Monte Alegre e Campos Belos-GO: Homem contaminado com Covid-19 ignora isolamento social e é detido por ordem judicial




Um homem foi detido em Campos Belos (GO), nordeste de Goiás, por ser uma das 16 pessoas contaminadas na cidade pela Covid-19, ignorar solenemente a determinação de isolamento social e andar tranquilamente pelas ruas da cidade, expondo a risco centenas de pessoas e perigo de contaminação comunitária generalizada.

Para deter o rapaz, foi preciso uma ação conjunta dos órgãos da persecução penal, Polícia Civil e Secretaria de Saúde do Município de Campos Belos e ordem do Poder Judiciário.

Segundo as autoridades, a Secretaria de Saúde de Campos Belos notificou o Delegado de Polícia que havia uma pessoa contaminada com COVID-19 ignorando a notificação de que era para permanecer em isolamento social no interior da residência, e, mesmo assim, ele estava circulando no meio da população.

O portador do letal e altamente contagioso novo coronavírus estava solene e criminosamente desconsiderando a determinação dada pela Secretaria de Saúde.

Assim, foi instaurado um procedimento investigativo para apurar os delitos de infração de medida sanitária e de perigo de contágio de moléstia grave, tipos penais previsto nos artigos 268 e 131 do Código Penal, em concurso de crimes.

O rapaz infectado perambulou muito e à vontade, inclusive no município vizinho de Monte Alegre de Goiás.

A Polícia Civil de Campos Belos providenciou a juntadas de todas as provas, como vídeo de circulação do investigado e exame que confirmasse a contaminação.

Por temer por uma propagação descontrolada do vírus, o Delegado de Campos Belos representou junto ao Poder Judiciário pela aplicação de medidas cautelares, pleiteando a suspensão do direito do homem de sair de casa.

Depois do parecer favorável do Ministério Público, o juiz de Campos Belos aceitou a representação e determinou o isolamento dele no interior de sua residência, aplicando uma multa R$ 50.000 reais todas as vezes que fosse visto descumprindo a ordem.

O desafio agora é saber onde o homem esteve, com quem teve contato e também tentar isolar essas pessoas.

Quantas pessoas esse cidadão, inteiramente irresponsável, contaminou?

Fonte e texto: Dinomar Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário